quarta-feira, janeiro 26, 2022

Sem reforma na Previdência, governo pode aumentar impostos

04/01 – Jornal do Comércio – RS / Fenacon

Sem a aprovação da reforma da Previdência, o governo federal precisará elevar a carga tributária em R$ 500 bilhões nos próximos 30 anos, segundo o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida. 
Ao mesmo tempo, ele indicou que carregar nos tributos “não é uma opção” neste momento em que a economia está em recessão . A aposta é na aprovação no Congresso Nacional das mudanças constitucionais propostas pelo presidente Michel Temer. 
Apesar das já esperadas manifestações e resistência por parte dos sindicatos de trabalhadores, além de um amplo debate entre os parlamentares em torno da reforma da Previdência, a previsão é que ela seja aprovada ainda no primeiro semestre. 
“Se aprovarmos uma reforma tão ampla entre o primeiro e o segundo semestres, já é um sucesso”, estima Mansueto, complementando que talvez o governo não precise sequer negociar com deputados e senadores para que o texto da reforma previdenciária apresentado ao Congresso Nacional seja mantido sem muitas alterações. 
“Todos achavam que a PEC 241 (número do projeto do teto de gastos na Câmara dos Deputados) seria diluída no Congresso, mas ela saiu mais dura do que entrou”, afirma o secretário. 
O argumento de que, sem reduzir os gastos com o pagamento de aposentadorias, só restará cobrar mais impostos foi reiterado por Mansueto.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!