sexta-feira, janeiro 28, 2022

Seminário debate impactos das novas tecnologias no mercado do trabalho

13/01 – Fundacentro / Jivago Cavalcanti / Ministério do Trabalho

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma) realiza no próximo dia 23 de janeiro, em São Paulo (SP), o seminário Impactos das Novas Tecnologias na Precarização do Trabalho. O evento é aberto ao público e tem como finalidade discutir as modificações nas relações do trabalho, na saúde e no meio ambiente.
No cerne do debate está a convergência tecnológica no contexto da nanotecnologia, que possibilita o desenvolvimento de mecanismos de comunicação mais rápidos e a robotização de maquinário para a indústria, que acelera processos de produção. Embora traga benefícios, a nanotecnologia pode interferir na economia, não só na redução do tempo de produção e custos de mão de obra, mas também no fechamento de postos de trabalho e na degradação do meio ambiente.
Segundo a pesquisadora da Fundacentro, Arline Arcuri, atividades técnicas especializadas correm o risco de serem completamente substituídas: “a profissão de soldador, por exemplo, está praticamente em extinção e o trabalhador tem dois caminhos, ou perde o emprego ou busca trabalhos menos qualificados. E isso ocorre em vários campos profissionais”, afirma. Nessa perspectiva, o seminário busca traçar um panorama dos impactos resultantes da aplicação de novas tecnologias no mercado de trabalho e apontar possíveis caminhos para preparar a sociedade para essa nova realidade.
As inscrições estão abertas ao público em geral e podem ser feitas no site da instituição. O evento acontece das 8h às 17h, em São Paulo (SP), e será transmitido por meio de videoconferência nas filiais da Fundacentro em outros estados. O seminário conta como apresentadores o professor da Universidade de Córdoba (Argentina), Maurício Berger, e o pesquisador da Fundacentro, Jorge Marques Pontes. Para a sessão de debates estarão presentes Thomaz Ferreira Jensen, Wilson Engelmann e Arline Arcuri, sob coordenação de Paulo Martins.
Serviço:
Seminário Impactos das Novas Tecnologias na Precarização do Trabalho
Data: 23 de janeiro
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da Fundacentro – Rua Capote Valente, Nº 710. São Paulo (SP).
Inscrições: Site da Fundacentro 
Informações: (11) 3066.6323 / 6468.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!