fbpx
sexta-feira, maio 20, 2022

SPE: conheça o segredo de ouro dos investidores de sucesso!

Já ouviu o ditado popular “a união faz a força”? Essa é a ideia por trás da Sociedade de Propósito Específico (SPE), modalidade de sociedade de constituição de uma nova empresa, limitada ou sociedade anônima, com um objetivo exclusivo.

Na prática, trata-se do resultado da união de CNPJs ou pessoas físicas e CNPJs, que efetivamente unem forças e aumentam sua competitividade para uma finalidade determinada, ou um projeto ou uma joint venture.

Unidas, essas empresas ganham uma nova personalidade jurídica para vender, comprar, distribuir produtos e serviços, entre outras atividades, sob a guarda de um único CNPJ. Nela, as responsabilidades são divididas entre as partes, situação que deve constar em contrato.

Atração de investidores

Um de seus principais benefícios é a atração de investidores, tendo em vista a redução drástica do risco financeiro inerente ao projeto com a distinção dos patrimônios e a separação das operações de outros eventuais empreendimentos dos sócios. Dessa forma, a empresa não pode assumir encargos ou dívidas maiores do que a sua garantia econômica.

Além disso, por se tratar de uma entidade autônoma, com quadro societário próprio, uma SPE acaba por ter inúmeras outras vantagens como o aumento do poder de negociação, redução de custos; ganhos de produtividade; mais agilidade em processos, como os de compra; emissão centralizada de notas fiscais, transferência de mercadorias, facilidade de acesso ao crédito e diversas outras.

Esse tipo de sociedade é bastante utilizada por incorporadoras por aumentar o seu poder de mercado, já que seu patrimônio se volta para o fim exclusivo do empreendimento imobiliário e isso confere mais segurança aos compradores.

Ao cumprir sua finalidade – excetuando a possibilidade existente de ser renovada, a SPE será extinta, evitando que seus sócios tenham ainda os tradicionais problemas relacionados ao encerramento de uma empresa no Brasil.

Como se vê, portanto, uma SPE exige a adoção de uma contabilidade própria e estruturada, com a apuração dos resultados e a distribuição dos lucros conforme acordo entre os sócios. Mais uma vez a ciência contábil mostrando a sua força para o universo empreendedor.

Autonomia

Com autonomia financeira, operacional e administrativa, uma SPE acaba por trazer mais objetividade, credibilidade, transparência e segurança para as relações, ao aprimorar as parcerias sem gerar riscos aos sócios, e ainda dar tranquilidade tanto para os compradores ou investidores como para as instituições financeiras.

Artigo escrito por Carla Tasso – empresária contábil e sócia da Tasso & Scalzer Contabilidade, Consultoria e Auditoria LTDA.

Amanhã o Plantão ContNews falará sobre SPE e SCP

Conheça os benefícios da SPE (Sociedade de Propósito Específico) e SCP (Sociedade em Conta de Participação) e conquiste clientes Incorporadoras e Construtoras! 🤩

🗓️ SEX 13/05 ÀS 14H – AO VIVO e GRATUITO
INSCREVA-SE AQUI: https://bit.ly/3viBkaO

Com Magda Battiston do ContNews e Carla Tasso, referência nacional em contabilidade e finanças para o mercado imobiliário e de construção civil.

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!