segunda-feira, janeiro 24, 2022

Trabalho de comitês de auditoria hoje vai muito além de supervisionar relatório financeiro

04/02 – Michael Rapoport e Joann S. Lublin / The Wall Street Journal
Com os novos riscos se multiplicando, o comitê de auditoria se transformou na “gaveta de quinquilharias da cozinha” para muitos conselhos corporativos.
A carga de trabalho desses comitês poderosos cresceu muito além de sua função principal de supervisionar o relatório financeiro da empresa. Eles estão lidando com novas regulações, alegações de denúncias e questões como segurança cibernética e corrupção em outros países. Além disso, a SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, deve sugerir novas regras no fim de março exigindo que esses comitês revelem mais sobre suas atividades.
“Ele não é o comitê favorito”, diz Fredric Reynolds, diretor financeiro aposentado da CBS Corp. CBS +2.80%  e presidente do comitê de auditoria da Mondelez International Inc. MDLZ +0.84%  Para atrair membros ao comitê, às vezes ele promete temporadas pequenas no cargo: “você será liberado por pena cumprida e bom comportamento”, diz ele aos diretores.
Reynolds estima que ele gasta mais de 100 horas por ano no comitê de auditoria da Mondelez. Uma parte essencial é a supervisão feita pelos comitês de auditoria das queixas apresentadas em denúncias, uma exigência da lei Sarbanes-Oxley, de 2002. A grande maioria é de pessoas frustradas com seus colegas de trabalho, segundo ele. Mas quando há fumaça, “você não sabe se é fogo”.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!