O KPMG & RGC Experience, realizado na última semana, em Campinas-SP, reuniu especialistas e empresas para discutir as novas fronteiras dos regimes aduaneiros especiais e sua importância estratégica no comércio exterior, em meio às mudanças do Novo Processo de Importação e da Reforma Tributária. Tendências, insights e conexões que moldam o futuro marcaram os painéis do evento.
O primeiro painel “O Novo Processo de Importação e seus Reflexos nos Regimes Aduaneiros Especiais” abordou a integração de processos, desafios do setor e oportunidades no novo processo de importação, promovendo ideias e soluções para regimes aduaneiros mais eficientes e estratégicos; o segundo, “RECOF Compartilhado nos Tempos da DUIMP”, destacou a aplicação prática do RECOF Compartilhado e seu potencial para amplificar os benefícios do regime em grandes empresas brasileiras através da desoneração dos tributos federais na cadeia produtiva.
Já o terceiro painel, “Compliance e Governança na Gestão do RECOF”, trouxe a importância dessas práticas nas organizações atuais. Rotinas de monitoramento e melhoria contínua tornam o RECOF um aliado estratégico, justificando projetos de melhoria pelos benefícios financeiros proporcionados; por fim, o quarto, “Os Regimes Especiais e a Reforma Tributária: Como Minimizar os Impactos dos Créditos Tributários” explorou como o RECOF contribui para a contenção do acúmulo de créditos tributários, especialmente no contexto da reforma tributária. Também discutiu a importância do regime para a eficiência tributária e a preparação das empresas para o novo modelo tributário, garantindo competitividade e segurança durante o período de transição. Nesse contexto, foi discutido como mecanismos como o RECOF se tornam essenciais para que as empresas protejam seus resultados e assumam maior controle sobre sua gestão tributária.
RECOF 360
Durante o evento, a KPMG e a RGC Consultoria ainda apresentaram ao mercado o RECOF 360, uma abordagem inovadora com visão orientada a dados para oportunidades catalisadoras no comércio global, formada por 4 pilares: COMPLIANCE – o poder da ciência de dados combinada com conhecimento, garantindo aderência às exigências regulatórias com visibilidade e rastreabilidade; TECNOLOGIA – aplicação de inovação e novas tecnologias para automatizar processos, proporcionando segurança, transparência e controle, além de simplificar a integração de dados em ambientes complexos de sistemas; EFICIÊNCIA TRIBUTÁRIA – potencialização de oportunidades de negócios, identificando melhorias que impulsionam o crescimento e a competitividade; e CONSULTORIA ESPECIALIZADA – Know-how de experts em regimes aduaneiros aplicados para desenvolver planos alinhados à governança e às melhores práticas.
por Alfapress Comunicações
0 comentários