quarta-feira, janeiro 26, 2022

Chegou a hora de revisar o planejamento da empresa para 2022

Especialista em finanças e precificação afirma que as decisões estratégicas necessitam do maior foco possível

Há menos de dois meses do final do ano, uma das ações de impacto interno das grandes empresas consiste na revisão do planejamento do negócio para 2022. Com o intuito de projetar o futuro, essa revisão é imprescindível para atualizar as medidas e os objetivos da empresa, principalmente quando um novo ano fiscal se aproxima.

A finalização de um ciclo é ainda mais importante quando são necessárias mudanças estruturais na organização e o alinhamento de novas direções. “Devemos ter muita atenção no planejamento empresarial, por ser um importante documento que, periodicamente, tem de ser atualizado e revisto. No período em que estamos, isso envolve projetar o futuro e, por isso, o planejamento necessita indiscutivelmente de foco. Afinal, ele é a força orientadora do negócio em relação ao futuro”, avalia a especialista em precificação e finanças, a contadora Beatriz Machnick.

Além disso, planejar os objetivos, valores e metas ao alcance de todos os colaboradores cria não só uma situação de pertencimento, mas uma clareza para o andamento das finanças. “Visar ações mais rentáveis para a empresa interfere em todos os âmbitos e, dessa forma, não deixa de ser um insumo de investimento criado e abastecido para que o negócio trilhe um bom caminho”, explica Machnick.

Assim, são alinhados todos os materiais de trabalho do negócio de ponta a ponta – revisão de orçamentos, equipe, o que será necessário recuperar, planos, entre outros fatores.
“Com um planejamento bem elaborado, a empresa evita oscilações e aumenta seu potencial de visão. Nessa linha, aumentam as expectativas para o que interessa no direcionamento das energias da empresa: fechamento de novos negócios e aumento das vendas”, finaliza a especialista.

*Beatriz Machnick é contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. É pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia e palestrante na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É sócia-fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças. Autora dos livros Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014).

Por Smartcom

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