sexta-feira, janeiro 28, 2022

Combate à corrupção ‘engatinha’ no setor empresarial do País

10/12 – O Estado de S. Paulo /  Estadão Conteúdo / Jornal de Brasília
Os escândalos de corrupção na Petrobras trouxeram à tona a necessidade do combate à corrupção, tanto no setor público quanto no privado. As práticas de compliance e gestão de riscos – vitais para evitar ilícitos -, porém, ainda “engatinham” no setor empresarial do País, aponta estudo da consultoria Deloitte feito com 124 companhias.
Sócia do Centro de Governança Corporativa da Deloitte, Camila Araújo acredita que o grande desafio é mudar a cultura das empresas. “Se irregularidades continuam acontecendo, o mecanismo de tratamento ainda não está completo.” O levantamento indicou que mais da metade das companhias (55%) já teve casos de corrupção. Segundo André Fonseca, sócio da área criminal do Veirano Advogados, a estatística está relacionada ao “jeitinho brasileiro”. “Eu não vejo surpresa, esse tipo de conduta já foi o ‘modus operandi’”, afirma.
Para o advogado, a Lei Anticorrupção, porém, contribuirá para mudar o quadro. “O brasileiro é um pouco ‘São Tomé’. Quando houver punição, as empresas ficarão mais receosas.”
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!