sexta-feira, janeiro 21, 2022

Confiança de micro e pequenos empresários cai em dezembro, dizem CNDL e SPC

05/01 – Agência Estado / em.com.br

Após ficar dois meses acima dos 50,0 pontos, o que aponta maior otimismo com a economia, o indicador que mede a confiança de micro e pequenos empresários do varejo e do setor de serviços recuou 1,3 ponto em dezembro, para 48,9 pontos. O dado é calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e obedece uma escala que varia de zero a 100. Na variação anual, a confiança de micro e pequenas empresas avançou 8,9 pontos, de 40,0 pontos.
Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a confiança ainda está longe de ser satisfatória e parece não encorajar o investimento, como apontam outros indicadores. Ele acrescenta que a confiança é um indicador muito importante a ser analisado atualmente por ser um componente essencial para a retomada econômica.
“A confiança é que pode induzir o investimento por parte das empresas, gerando empregos e estimulando o consumo, hoje em baixa por causa da recessão. No entanto, a consolidação da melhora da confiança dos empresários depende de cenários que ainda são fontes de incertezas: novas instabilidades políticas, avanço das reformas debatidas no Congresso e um ambiente externo favorável”, avalia Pinheiro.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!