fbpx
domingo, agosto 7, 2022

Debate sobre fiscalização e regularização da profissão contábil chega à capital paulista

“Contabilidade é prerrogativa legal”, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, visa à discussão de medidas protetivas e ações de enfrentamento à concorrência desleal

Depois de percorrer diversas cidades do interior, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) promove na capital paulista o evento “Contabilidade é Prerrogativa Legal”, na próxima segunda-feira (8).

Voltado para profissionais, empresários e representantes de entidades contábeis, a atividade tem como objetivo discutir ações para intensificar o trabalho de combate ao exercício da atividade contábil por pessoas não habilitadas, o que implica em concorrência desleal para os contadores regularizados e resulta em prejuízos para toda a sociedade.

O evento será realizado na Câmara Setorial de Contabilidade do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da entidade.

Para falar sobre a atuação do CRCSP em prol da garantia das prerrogativas dos profissionais contábeis estarão presentes o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Marcelo Roberto Monello, e o diretor Executivo do Conselho, Claudio Rafael Bifi. A atividade, que contará com as participações do presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, e da vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Campos, será moderada por Márcio Teruel Tomazeli, coordenador da Câmara Setorial de Contabilidade do Sescon-SP.

“Quando atuamos pela regularização dos profissionais e organizações contábeis, estamos contribuindo diretamente com transparência para a sociedade. A fiscalização é uma medida que protege tanto os profissionais como toda a população”, afirma José Aparecido Maion, presidente do CRCSP.

Balanço

O CRCSP fechou o primeiro semestre de 2022 com 4.361 procedimentos de fiscalização, dos quais 717 resultaram em autuações em todo o estado. São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 152 mil, número que corresponde a 29% do total de 522 mil profissionais brasileiros.

A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23.600, ou 29%, de um total de 80.459 empresas em todo o Brasil. As fiscalizações abrangem profissionais da contabilidade, escritórios de contabilidade, cooperativas, Decore, autônomos, entidades desportivas e organizações sem fins lucrativos, dentre outras.

O monitoramento constante do CRCSP para identificar pessoas e organizações que venham a exercer atividades privativas de profissionais contábeis é feito a partir também do cruzamento de dados com entidades como Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e Ministério da Economia e Trabalho.

por Ink Comunicação

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Portal ContNews.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!