O Sescon-SP, CRCSP, Sindcont-SP, Ibracon 5ª Seção Regional e demais entidades contábeis congraçadas realizaram, nesta terça-feira, 3 de setembro, o evento “Diálogos para uma São Paulo Empreendedora – Encontro dos Candidatos a Prefeito com a Classe Contábil”, com a participação do candidato do MDB, Ricardo Nunes.
O evento aconteceu com o público presente na sede do Sescon-SP e foi transmitido ao vivo pelos canais do YouTube das entidades organizadoras, ampliando o alcance e a importância das discussões. A sabatina foi promovida por lideranças das entidades: Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon-SP; João Carlos Castilho Garcia, presidente do CRCSP; Claudinei Tonon, presidente do Sindcont-SP; e Nabil Mourad, diretor do Ibracon 5ª Seção Regional. Eles questionaram o candidato sobre suas propostas para áreas contábeis, tributárias e para a melhoria do ambiente de negócios na cidade de São Paulo, e os representantes das entidades entregaram a Ricardo Nunes, no final do evento, um documento com os pleitos da classe contábil que visam a melhoria do ambiente de negócios na cidade.
Confira alguns dos temas abordados:
Classe contábil e a administração municipal: Ricardo Nunes reconheceu o papel estratégico dos contadores como elo entre os empreendedores e a Prefeitura, relembrou a parceria com a classe desde que era vereador, na sua atual gestão, onde citou a proximidade das secretarias com as entidades contábeis e acenou com a possibilidade de intensificar ainda mais essa relação com a calasse contábil;
Desburocratização e simplificação de processos: o candidato destacou os avanços já alcançados na emissão de alvarás de funcionamento, especialmente para atividades de baixo risco, ressaltando o avanço no tempo de emissão. Ele também abordou a mudança de cultura na administração municipal, com foco em apoiar o empreendedorismo, adotando práticas da dupla visita para o MEI, da fiscalização orientadora e reforçou que, em seu próximo governo, a desburocratização, a facilitação e o apoio aos pequenos negócios serão prioridades para estimular o crescimento econômico e reduzir entraves;
Reforma tributária e seus impactos para São Paulo: Nunes expressou preocupação com os efeitos das mudanças, especialmente para os prestadores de serviços e enfatizou a necessidade de preparar a cidade para minimizar os impactos dessa reforma, que é uma realidade. Sobre o ITBI, ele defendeu fazer o recolhimento no momento da escritura, destacando que o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional traz a dualidade de ser no compromisso de compra e venda ou na escritura registrada em cartório;
Incentivos fiscais no centro histórico: O candidato expôs sobre isenção parcial do IPTU e a redução de ISS ao patamar imposto pela Lei para atrair novas empresas para o triângulo histórico e para o quadrilátero republicano, sempre visando trazer receita de tributos para município. Ressaltou que inclusão de qualquer nova atividade econômica teria que passar por este estudo, para que a Prefeitura tenha segurança que haverá ganhos na arrecadação, mesmo concedendo reduções na carga tributária.
Empreendedorismo feminino: Nunes apresentou propostas para promover a independência econômica das mulheres, incluindo a proposta “Mamãe Tarifa Zero”, “Programa Mais Mulheres” e a criação de mais vagas em creches, para apoiar mães empreendedoras.
Sociedades uniprofissionais: o candidato reconheceu a necessidade de maior clareza na legislação municipal e normas que regem as sociedades e se comprometeu a revisá-las, evitando as interpretações subjetivas que causam desenquadramentos injustos, buscando soluções que garantam justiça fiscal, convidando a classe contábil a participar desse processo. Confira a íntegra da sabatina do candidato Ricardo Nunes com a classe contábil. A íntegra do evento está disponível nos Canais do Youtube das entidades realizadoras do evento. Em tempo: as entidades convidaram os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas oficiais de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo para as sabatinas, contudo José Luiz Datena, Guilherme Boulos, e Pablo Marçal não retornaram, e Tabata Amaral manifestou impossibilidade de participação.
por Sescon-SP
0 comentários