fbpx
quarta-feira, agosto 10, 2022

Entre desafios e aprendizados, encontramos soluções criativas

Artigo escrito por José Donizete Valentina*

Quando assumi a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), em janeiro de 2020, tinha certeza que o desafio seria grande, mas ainda não sabia que estávamos prestes a atravessar um dos períodos mais conturbados da história, a pandemia do novo coronavírus. É desnecessário dizer que o que afetou minha gestão à frente do CRCSP afetou também o mundo inteiro e a vida de todas as pessoas. Uma crise na área de saúde é muito mais preocupante do que qualquer outro tipo de crise.

Mesmo assim, houve também avanços em nossa profissão. A importância do assessoramento estratégico contábil foi ainda mais fortalecida. O profissional contábil desempenhou com competência o papel de protagonista, sendo uma peça fundamental nesta retomada econômica.

O mercado está aquecido, o que também se reflete na busca pelo registro profissional. Em 2020 e 2021, tivemos 7.225 novos registros de Pessoa Física e 2.929 de Pessoa Jurídica. Isso mostra que a profissão continua sendo uma das mais valorizadas do mercado de trabalho, oferecendo novas possibilidades ligadas às demandas atuais e necessidades dos clientes.

Em 2022, o mercado de trabalho para os profissionais contábeis oferecerá muitas oportunidades para a classe contábil. O trabalho do profissional da contabilidade tem se mostrado essencial para a tomada de decisões de empresas de todos os portes e segmentos, públicas ou privadas.

Já na área de fiscalização, as ações na área têm acontecido de forma virtual, por conta da pandemia. Isso, porém, não nos impediu de intensificarmos a fiscalização, tornando-a mais atuante no combate aos profissionais e escritórios irregulares, na proteção e valorização dos profissionais da contabilidade que se empenham no correto exercício da profissão e na proteção da nossa sociedade.

Realizamos mais de 20 mil ações fiscalizatórias em 2020 e 2021. No entanto, procuramos não apenas realizar ações fiscalizatórias, mas também fazer visitas preventivas visando à orientação dos profissionais, educando continuamente nossa classe.

A pandemia fez com que o CRCSP acelerasse o processo de transformação digital do seu Programa de Educação Profissional Continuada. O leque de conteúdos e oportunidades ficou mais amplo e acessível, permitindo que o profissional que está mais distante tivesse acesso a excelentes conteúdos gratuitamente por meio da nossa anuidade, que no mercado acadêmico tradicional demandariam um investimento significativo.

Ouvimos o que os profissionais pediram em relação a novos temas. Com a pandemia, vimos que precisávamos ir além dos conteúdos estritamente técnicos. Um dos papéis da Câmara de Desenvolvimento Profissional é criar temas e conteúdos inovadores, contemplando diversas áreas do conhecimento. Por isso, temos disponibilizado mais conteúdos sobre gestão, LGPD, empreendedorismo contábil e até comportamento.

Nosso foco era que a educação continuada pudesse chegar a cada vez mais profissionais contábeis, ampliando suas oportunidades de trabalho. A pandemia acelerou a democratização da Educação Continuada. Hoje, todos os conteúdos são 100% produzidos pelo CRCSP. Os profissionais da contabilidade puderam acessar conteúdos a distância e fazer o autoestudo, sendo mais uma oportunidade para expandir seus conhecimentos.

Fruto dessas ações, em dois anos atingimos mais de 800 mil visualizações no canal do CRCSP no YouTube e nossas 190 atividades tiveram mais de 100 mil participações. Quase 40 mil profissionais de outros estados se cadastraram para nossas atividades e tivemos ainda 32 mil inscrições nos conteúdos de autoestudo.

Como sempre, as grades de conteúdo foram alinhadas às demandas do mercado, levando ao profissional contábil possibilidades além das tradicionais. O CRCSP envolveu mais as capacitadoras, universidades e as entidades contábeis. Também mudamos a linguagem dos conteúdos, que ficou mais dinâmica. Procuramos somar esforços com outros CRCs, visando ao desenvolvimento de conteúdos estratégicos produzidos por meio dessas parcerias. Um dos nossos pleitos que foram atendidos foi conseguir reduzir pela metade a quantidade de pontos da EPC, que passou para 20 pontos devido à pandemia.

Para estarmos cada vez mais próximos dos profissionais contábeis, também lançamos a Delegacia Virtual, sistema de autoatendimento online que reúne todos os serviços prestados pelo CRCSP em um único menu. Com navegação dinâmica e intuitiva, a Delegacia Virtual trouxe mais praticidade aos usuários dos serviços da entidade, de forma ágil e com segurança para todos. Foi, sem dúvida, um dos marcos da nossa gestão.

Em outra frente de trabalho que quebrou paradigmas na classe contábil, o CRCSP desenvolveu o Grupo de Trabalho Diversidade e Inclusão (GDI), cujo objetivo é, entre outras atribuições, contribuir para a articulação das ações e medidas do CRCSP nos diversos espaços institucionais que tratam das políticas de diversidade e inclusão. Com isso, o CRCSP se tornou o primeiro CRC do país a tratar da inclusão das diversas faces das pessoas que compõem a nossa profissão e a nossa sociedade por meio de um grupo de trabalho exclusivamente dedicado a isso.

Outra novidade importante é que, pela primeira vez, duas das maiores convenções de contabilidade do Brasil, a Convenção Regional dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON) e a Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), serão realizadas de forma conjunta e integrada.

É, sem dúvida, um marco na história contábil paulista, já que nunca existiu um evento com tamanha amplitude e alcance. Este sólido congraçamento contábil faz com que tenhamos, cada vez mais, uma classe forte e unida em prol do profissional da contabilidade, nos permitindo realizar muito mais pela profissão, sempre em torno de objetivos maiores para o desenvolvimento e valorização da classe. Esta união de esforços levará a um evento híbrido muito rico em conteúdo e com a qualidade que os profissionais da contabilidade de São Paulo e do Brasil merecem.

Tudo isso só foi possível graças ao empenho do nosso Conselho Diretor, conselheiros e funcionários, que trabalharam arduamente para que o profissional contábil do Estado de São Paulo fosse valorizado, sempre acreditando e apostando que as adversidades só poderiam ser superadas com soluções criativas e eficientes.

Por fim, posso dizer que nossa meta de levar informação aos contadores e democratizar o CRCSP, traçada antes da pandemia, foi atingida. Procuramos seguir um modelo de gestão de serviços, que uniu as pessoas e mostrou que quem escreve a história são elas e não a tecnologia. Seja aqui ou no metaverso, a atividade humana irá sempre precisar do trabalho do contador.

*José Donizete Valentina é presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Por INK Comunicação

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Portal ContNews.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!