No dia do Contador, profissionais comemoram os avanços e as novas oportunidades do setor
A evolução da contabilidade se confunde com a própria evolução da humanidade. Contudo, nas últimas décadas a globalização, as grandes transformações tecnológicas e comportamentais, a popularização da internet e os novos hábitos de consumo têm delineado um novo profissional contábil, que sai de trás dos papeis e da burocracia e assume o papel de consultor estratégico dos negócios e de promotor do desenvolvimento.
Hoje, são mais de 520 mil profissionais contábeis e 80 mil empresas de contabilidade em todo o território nacional, um verdadeiro exército a serviço das empresas brasileiras, especialmente das micros e pequenas.
Neste 22 de setembro, data em que celebramos no Brasil o Dia do Contador, o Portal ContNews questionou líderes, profissionais, educadores e gestores da área para verificar o que a categoria tem a celebrar em um momento em que ganha um destaque cada vez maior no cenário nacional.
Reconhecimento e valorização
Mesmo tendo papel decisivo na economia e nos negócios, por muitos anos o contador foi visto como um “mal necessário”, chamado de darfista ou burocrata, ou aquele que só traz as más notícias do recolhimento dos tributos. Contudo, isso tem sido revertido nos últimos anos, e o profissional contábil tem sido percebido, gradualmente, como aquele que agrega valor, criativo, indispensável e estratégico.
Para a diretora de Relacionamento com Contadores da Omie, Cristiane Andrade, hoje o profissional contábil é reconhecido como parceiro das empresas. “O papel do contador vai muito além de manter a empresa em dia com suas obrigações, mas visa contribuir com estratégias para o crescimento e driblar problemas, favorecendo não somente as empresas, mas toda a economia do país, de forma cada vez mais consultiva”.
A flexibilidade e a capacidade do contador de reinvenção diante de tantos desafios que se apresentam no dia a dia, sejam tecnológicos, fiscais, tributários, trabalhistas ou previdenciários, foram pontos destacados pelo coordenador do Curso de Ciências Contáveis da Faculdade FIPECAFI, Jhonatan Hoff. “Um profissional que assumiu o protagonismo perante as empresas e a própria sociedade, permanecendo em constante aperfeiçoamento para contribuir com a construção do conhecimento contábil de forma competente, ética e responsável. Aquele que se reinventa a cada dia com extraordinária dedicação para contribuir com a crescimento da profissão e o desenvolvimento do país”.
Já a versatilidade e a extensão da prestação de serviços contábeis foram lembradas como motivos a celebrar pelo presidente da Fenacon, Daniel Mesquita Coêlho. “Com seu conhecimento técnico e de gestão, o contador ajuda no crescimento e na tomada de decisão de todas as empresas existentes em nosso país e no exterior”. O líder setorial também destaca o papel fundamental do profissional para suporte aos governos, tendo em vista que ele faz o elo no relacionamento fisco-contribuinte. “Uma profissão que o governo necessita extremamente para o cumprimento das diversas legislações existentes, seja municipal, estadual ou federal”.
Para Bruno Ferreira, do Grupo Solutta, a sociedade tem percebido com o tempo o valor agregado do profissional. “Enxergar nos números a possibilidade de crescimento é uma tarefa que requer bastante expertise. Receber, observar, interpretar e transformar resultados são algumas das funções que tornam a atividade contábil reverenciada. E isso deve ser comemorado”, afirma.
O CEO da M&M Contabilidade, Mateus Ferreira, parceiro da Soluti no programa contador parceiro, afirma que um simples entregador de guias nunca será valorizado pela sociedade, mas o profissional que agrega valor e que traz o viés consultivo será cada vez mais indispensável. “Por isso, o contador deve buscar sempre a evolução, trazer novidades para os seus clientes, ter novos olhares, ampliar seus serviços, pois hoje o empresário tem em sua figura um parceiro e esse vínculo faz toda a diferença”.
Menos burocracia, mais tecnologia
Hoje em dia, contabilidade e tecnologia estão intrinsecamente ligados. Ao longo dos anos, a tecnologia tem transformado a maneira como o setor opera e presta serviços à sociedade. Isso graças a substituição de processos manuais, lentos e repetitivos por sistemas informatizados que trazem inúmeros benefícios, como produtividade, redução de custos e de retrabalho, otimização de processos, ganho de tempo e muitos outros.
Mesmo com um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, a tecnologia tem auxiliado os contadores brasileiros a reduzirem o seu tempo com a burocracia e a se dedicarem mais à consultoria estratégica de seus clientes. Hoje, os sistemas auxiliam nas escriturações, nos controles, em auditorias, no atendimento aos prazos e na atualização de uma legislação que muda a todo momento.
Para o diretor fundador da SCI Sistemas Contábeis, Elinton Marçal, a tecnologia teve sempre proporcionar novas oportunidades para o contador, por isso, ele sempre deve ter o DNA da inovação para ter sucesso. “Muitos profissionais podem ter a oportunidade de explorar a utilização de 100% das potencialidades das soluções tecnológicas hoje existentes no mercado, que trazem automatização de serviços, agilidade, facilidades, ganho de tempo e de produtividade”, enfatiza ele, ao elencar os benefícios, por exemplo, do RH NET Social.
Segundo Cristiane Andrade, o avanço da tecnologia foi o principal fator responsável pelas transformações do contador, um movimento natural, uma vez que o mercado se torna cada vez mais tecnológico e o setor precisa acompanhá-lo. “A tecnologia tornou-se uma forte aliada, propondo eliminar processos manuais e repetitivos em troca de tempo para que o profissional possa alcançar o ápice da contabilidade – fornecer um atendimento consultivo e informações financeiras para ajudar o empreendedor a tomar as decisões estratégicas para o crescimento dos negócios”, diz, ao destacar que sistemas de ERP e softwares contábeis, 100% integrados e hospedados na nuvem passaram a otimizar processos e oferecer praticidade para a rotina dos escritórios.
Com uma diversidade de soluções tecnológicas, os empresários contábeis podem gerir dados, analisar cenários, centralizar informações, obter relatórios de suporte às tomadas de decisões e prestar uma assessoria qualificada ao seu cliente.
Oportunidades
Com as transformações, a atual dinâmica do mercado e as novas demandas que surgem a todo o momento, o contador, nos últimos anos, tem tido a oportunidade de ampliar o seu leque de serviços e oferecer novos negócios.
O eSocial, questões estratégicas consultivas, normas internacionais de contabilidade, soluções e inovações tecnológicas, as práticas ESG e certificados digitais são algumas das frentes que vêm se abrindo para os contadores.
De acordo com Elinton Marçal, da SCI, o contador tem um futuro bastante promissor e muitas oportunidades estão surgindo, basta se preparar técnica e tecnologicamente. “A Lei Geral de Proteção de Dados, o eSocial e os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho – SST, por exemplo, trarão certamente novas demandas para a categoria”, diz.
Na mesma linha, Jhonatan Hoff, da FIPECAFI, destaca que o campo da contabilidade evoluiu de forma excepcional, tornando-se uma área repleta de oportunidades e cada vez mais relevante para as empresas e para a sociedade. “Neste 22 de setembro temos a comemorar a evolução de uma profissão que abraçou a mudança e a transformação. Comemoramos o avanço de uma área que se tornou internacional, incorporou a tecnologia em seu cotidiano e assumiu a liderança no compromisso com a agenda ESG”.
Portanto, para aproveitar essas oportunidades, o contador deve estar qualificado e preparado. “É importante se atualizar, debater sobre as mudanças no setor e entender o que há de novo. Hoje, o mercado tem um leque grande de eventos e capacitações voltadas para o setor”, explica Cristiane Andrade, que exemplifica com os eventos realizados pela Omie para conectar profissionais às novidades do mercado, a outros contadores e a todo o ecossistema.
A necessidade de aprimoramento constante também é pontuada por Bruno Ferreira, do Grupo Solutta. “Adquirir novos conhecimentos em paralelo à rotina de trabalho, moldar-se às leis, ter jogo de cintura diante da temida e inevitável burocracia e estar atento às mudanças digitais e tecnológicas hoje são medidas fundamentais”.
Enfim, passados 77 anos da instituição do 22 de setembro como Dia do Contador, o profissional tem muitos motivos para celebrar e muitos desafios para enfrentar. Basta estar preparado que o sucesso vem.
0 comentários