sexta-feira, janeiro 21, 2022

Para comércio, feriados atrapalham a economia do Brasil. Mas não é bem assim

05/01 – Gazeta do Povo / Portal Contábeis

A Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio-SP) divulgou nesta semana que os feriados de 2017 vão custar R$ 10,5 bilhões para o setor varejista. Seria efeito de vendas perdidas e custos maiores para as lojas funcionarem em dias de feriados. A entidade defende que o país precisa reduzir seus feriados para aumentar a produtividade. O problema do cálculo e da proposta é que estão errados.
A primeira questão é que essas contas sobre perdas com feriados não estão certas. No ano passado a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou que a indústria nacional perderia R$ 54,6 bilhões com feriados. Assim como a Fecomércio reclama de lojas fechadas ou com custos maiores, a indústria diz que as fábricas ficam paradas e, por isso, perdem receita.
Essas contas partem do princípio de que, se não houvesse feriados, as fábricas e lojas operariam mais dias e teriam uma receita maior. Se isso fosse verdade, o Brasil poderia acabar com recessões banindo feriados. Ou teria como anos de pior desempenho econômico aqueles em que há mais dias parados. Mas isso não importa muito nas projeções dos economistas. Valem mais as tendências de renda (o quanto as pessoas têm para gastar), investimentos (o quanto as empresas investem para aumentar a produção), o quanto o governo tem para gastar e os ganhos de produtividade.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!