quarta-feira, janeiro 26, 2022

Portaria 1195 – substituição do Livro de Registro de Empregados

Esta portaria trouxe a substituição do Livro de Registro de Empregados pelo Registro Eletrônico de Empregados (eSocial). A opção deve ser feita pelo evento S-1000 no campo “Indicativo de Registro Eletrônico de Empregados”, de preferência a partir da referência 10/2019 ou antes.

A opção não é obrigatória, mas se não for feita, deve-se manter a manutenção em duas obrigações, sendo isso desnecessário, uma vez que o envio das informações ao eSocial já é obrigatória.

Atualmente o evento S-2190 não possui todos os campos previstos na Portaria, mas enquanto não houver o novo layout do evento S-2190, o mesmo atende a Portaria.

Prazo para registro do empregado = 1 dia antes do início da prestação de serviço
Prazo para anotação da admissão na CTPS = 5 dias úteis

Portanto, enviando o evento S-2190 ou S-2200 no prazo, já são cumpridas as duas legislações.

Jeni Carla Fritzke Schülterhttp://www.contabilidadenatv.com.br
Graduada em administração com ênfase em recursos humanos, é especialista em eSocial. Participante do grupo de trabalho eSocial da Fenacon desde 2014 e do grupo das empresas piloto do eSocial desde 2016. Atua como analista de negócios na área contábil e consultora de folha de pagamento da SCI Sistemas Contábeis. Articulista do Contabilidade na TV desde 2016.

Comentários

  1. Se a empresa não optar pelo regitro eletronico (até o prazo de 1 ano) como ficam as atualizações na CTPS digital? As informações trabalhistas nao serão disponibilizadas para o trabalhador com vínculo nessa empresa? Ou não implica?

    • Olá!
      A CTPS Digital é alimentada pelo envio de informações ao eSocial. A opção pelo registro eletrônico seria pra não ter mais a obrigação de ter ficha de registro manual ou livro de registro. Então, mesmo não optando pelo registro eletrônico, a CTPS Digital é alimentada da mesma forma.
      Abs,
      Jení

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!