O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Projeto Educação Continuada (PEC), promoveu nessa semana curso sobre “Faturamento para Transportadoras (CT-e, MDF-e e demais obrigações acessórias)” com profissionais da categoria. O treinamento foi ministrado pelo instrutor João Adriano Philipps que abordou a correta emissão dos documentos fiscais eletrônicos (CT-e, MDF-e, Manifestação do Destinatário e CC-e), com base na legislação vigente, esclarecendo dúvidas e repassando procedimentos e dicas.
Philipps abordou acerca de operações comerciais e industriais no olhar da transportadora. Redespacho, contratação, operação multimodal, como informar quando é caso de frota própria, contrato de transportador autônomo de carga, os cuidados que devem ser tomados. O instrutor sanou dúvidas sobre os processos de redespacho e subcontratação. Segundo ele, existe muita divergência entre esses termos e a questão de emissão de documentos. Esclareceu que a subcontratação é quando efetivamente uma transportadora contrata outra para realizar todo o seu trajeto. “A empresa subcontratada realizará o trajeto com a documentação da empresa que a contratou e no caso do redespacho cada empresa faz um trecho do trajeto”, frisou. Philipps explicou que o papel do contador é conhecer os processos individuais e o que o Fisco exige de acordo com a legislação para orientar a empresa da melhor maneira e, a partir disso, a empresa buscar informações que auxiliem no trabalho.
O curso contemplou, ainda, temas como o cenário tributário, impacto do CT-e no SPED Fiscal, principais regras para cadastro junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outros. Simples Nacional e operações como retorno de mercadorias não entregues ao destinatário e transporte de cargas iniciando em outro Estado foram outros assuntos abordados.
A contadora da Bazzi Assessoria Sirlei Claudete de Amorim Piva trabalha diariamente com transportadoras e, para ela, é fundamental essa atualização acerca das exigências do Fisco a fim de que as necessidades dos clientes possam ser atendidas com excelência através de um trabalho atento e de qualidade. “Esse é um curso que é bom tanto para nós, contadores, como para os profissionais que trabalham diretamente nas transportadoras. Muitos são os detalhes na hora do preenchimento das informações, portanto, quanto mais claro for para ambas as partes, mais completas serão as informações”, avaliou.
ROTINAS EM DEPARTAMENTO PESSOAL
Profissionais de contabilidade e estudantes também participaram de curso de “Formação em Departamento Pessoal para Iniciantes – Principais Rotinas e Cálculos da Folha de Pagamento” com Andres Jimenez. O treinamento, promovido pelo Sindicont, por meio do PEC, foi dividido em três encontros de oito horas cada.
O objetivo, de acordo com Jimenez, foi capacitar e preparar os profissionais que estão ingressando na área e reciclar quem já atua no segmento, além de sanar dúvidas do dia a dia e atualizar informações, principalmente após as mudanças da reforma trabalhista. “A intenção foi preparar os profissionais para as diferentes rotinas do departamento de pessoal, desde a admissão até o desligamento de um colaborador”, exemplificou o instrutor.
Jimenez abordou as principais rotinas, os cálculos da folha de pagamento, encargos e INSS, Imposto de Renda, questões de análise de folha completa, conferência da GPS e eSocial. Houve, ainda, exercícios práticos com ênfase nas melhores práticas trabalhistas e previdenciárias. “É fundamental se manter atualizado diante de um mercado de mudanças dinâmicas. Vivemos um momento de turbulência e insegurança jurídica e isso faz com que seja importante a atualização. O profissional contábil não é um mero guardador de livros, é um auditor na empresa e precisa estar preparado para as diferentes situações do cotidiano”, salientou Jimenez.
Natalia Zatti atua na DZ Contabilidade há cerca de um ano e participou do curso para aprimorar seus conhecimentos. “São situações que fazem parte do meu dia a dia no escritório e que passam por constantes alterações. O curso me ajudou a reciclar o que já sabia e aprender coisas novas que com certeza serão úteis para o bom desempenho das atividades. A contabilidade é uma área importante de uma empresa e, por isso, tem grandes responsabilidades. Nós, enquanto profissionais, precisamos nos manter atualizados”.
Por Sindecont Chapecó
0 comentários