fbpx
domingo, julho 3, 2022

Setor contábil na Região Norte pode ser beneficiado com projeto de internet de Elon Musk

A recente visita do bilionário americano, Elon Musk, dono da Tesla e considerado o homem mais rico do mundo, acenou com a possibilidade de melhoria do ambiente empreendedor contábil no Norte do país. Isso porque o empresário manifestou sua intenção de implantar um projeto envolvendo satélites e programas de acesso à internet na região.

Com a evolução da inteligência fiscal brasileira, a contabilidade passou a ser intrinsecamente ligada às tecnologias e à internet. Neste cenário, as empresas e profissionais do setor da região Norte tem que lidar, diariamente, com grandes dificuldades para o exercício da atividade pela falta de infraestrutura

Qualidade de acesso à internet

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a ONG Derechos Digitales, divulgada em março deste ano, mostra que a região Norte tem os piores indicadores relativos à qualidade e acesso à internet no Brasil.

O levantamento revela que aspectos sociais, políticos e econômicos, e a ineficiência das políticas públicas voltadas para o acesso da população da região à internet, impactam na baixa qualidade da conexão, cobertura limitada, preços exorbitantes e necessidade de investimentos em infraestrutura.

De acordo com a empresária contábil e presidente do Sescon Pará, Nelma Almeida Lemos, os profissionais e empresários de contabilidade têm grandes dificuldades para o cumprimento das exigências fiscais na região. “Temos muitos problemas de acesso a plataformas, como a da Caixa e ao e-CAC, que oscilam bastante”, afirma a líder setorial, destacando a necessidade de altos investimentos, como a aquisição de duas operadoras ou mais, e de, em muitas ocasiões, ter que estender o trabalho além do horário comercial para o envio dessas obrigações.

Se até mesmo na capital Belém há essa instabilidade, imagina em regiões mais distantes. Nelma explica que no Estado há mais de 12 mil contadores espalhados e atuantes em locais distantes e de difícil acesso, onde não há internet com fibra ótica ou ao menos 4G. Muitos profissionais, segundo ela, têm que viajar para outras cidades para efetivar o seu trabalho.

Melhorias

O Programa Norte Conectado, de iniciativa do Governo Federal, tem o intuito de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial, interligando Macapá (AP) a Alenquer (PA) e, passando pelos municípios de Almeirim, Monte Alegre e Santarém, contudo ainda não foi implementado.

Para Nelma, essa iniciativa bem como a de Elon Musk, são bem-vindas e podem ser de grande valia para o empreendedorismo contábil da região. “Hoje um dos nossos principais ativos é o tempo. Se conseguirmos agilidade nesses processos, poderemos investir mais em gestão e processos de tomadas de decisão”, ressaltou.

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Deise Dantas
Jornalista do Portal ContNews desde 2021. Bacharel em Letras Língua Portuguesa, pós-graduada em Marketing Digital, desde 2004 atua em Comunicação Empresarial e Institucional, com expertise nas áreas econômica, contábil e tributária.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Portal ContNews.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!