sexta-feira, janeiro 28, 2022

Simples muda a economia do país

05/01 – Estúdio Globo / pegn

Saulo Ventura e Alexandre Ferreira são dois empreendedores com trajetórias bem diferentes. Enquanto Saulo planejava abrir uma agência de viagens desde a época em que cursava a faculdade de turismo, Alexandre seguia carreira como jogador de futebol, até que se deparou com a ideia de empreender por acaso, depois de aprender a fazer chocolate. Saulo, por sua vez, trabalhou um tempo como freelancer, até abrir sua própria empresa, em 2012.
Os chocolates de Alexandre faziam sucesso, mas ele não demorou a descobrir o custo da informalidade. Padarias e restaurantes demonstravam interesse por seu produto, só que frequentemente condicionavam a compra à existência de um CNPJ. Além disso, ele pagava mais caro pela matéria-prima, já que não conseguia adquiri-la no atacado. Saulo também enfrentava problemas como empreendedor. Sua agência seguia o regime de Lucro Presumido, que ele define como um modelo “complicado, com uma carga tributária alta e injusta”.
A partir desses desafios, a história de ambos começa a convergir para um ponto em comum: o Simples – regime tributário voltado especificamente para microempresas e empresas de pequeno porte, que acaba de completar dez anos.
Empreendedores formalizados ganham três vezes mais, segundo pesquisa do Sebrae, com base na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento mostrou que donos de negócios formais têm remuneração média de R$ 4.101, enquanto a dos informais é de R$ 1.320.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!