fbpx
sexta-feira, maio 27, 2022

Transformação digital, um caminho sem volta para os pequenos negócios

Em artigo, o presidente do Sebrae fala sobre o desafio de ampliar a presença digital das micro e pequenas empresas

O impacto gerado pela pandemia sobre a vida das pessoas e a economia é algo de tal magnitude que os economistas e cientistas, das mais diversas áreas de conhecimento, levarão alguns anos para dimensionar sua complexidade. Praticamente todas as atividades econômicas sentiram – em maior ou menor proporção – os efeitos da crise e ainda contabilizam suas perdas.

Em meio a esse cenário, ainda caótico, já é possível termos pelo menos uma grande certeza: algumas mudanças foram aceleradas pela crise e criaram um novo cenário para o qual não há como pensar em retrocessos. Entre elas, talvez a maior revolução que tenhamos vivido seja a transformação digital. Uma realidade que já era prevista pelos especialistas, mas que foi antecipada drasticamente. Em poucos meses vimos a massificação do home office, a profusão de shows online, a difusão das aulas em plataformas virtuais e – principalmente – um crescimento em escala geométrica do comércio eletrônico.

Levantamentos recentes feitos pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostram que 7 em cada 10 pequenos negócios já vendem seus produtos e serviços por meios digitais e que para 1/3 dos microempreendedores individuais do país, mais da metade do faturamento já provém dessas plataformas. A pesquisa também revelou que as mulheres estão um pouco à frente dos homens no que diz respeito à digitalização do negócio. 72% das empreendedoras realizam vendas por meio eletrônico, contra 64% dos homens. A escolaridade também é outro fator relevante que contribui para o status de digitalização das micro e pequenas empresas. Quanto maior o nível de instrução do empresário, maior é a atuação do negócio na internet. Empresários com pelo menos o nível superior incompleto, estão mais presentes (70%) nessa modalidade de vendas que aquelas com ensino médio incompleto ou menos (60%).

Nesse contexto, o Sebrae não tem economizado esforços para apoiar os donos de micro e pequenas empresas na transformação digital. Investimos em parcerias com grandes hubs de inovação, como o Facebook e o Magazine Luíza, para impulsionar o crescimento dos pequenos negócios no comércio digital. Somente nessas duas ações, o Sebrae já alcançou quase 620 mil empreendedores.

Além disso, criamos o programa Up Digital, que disponibiliza – de modo online – uma trilha de conhecimento que pode ser cumprida em 10 dias, oferecendo conteúdos e consultoria para a jornada digital de donos de pequenos negócios. Desde que foi lançada, em abril de 2020, essa iniciativa já transformou a vida de mais de 2 mil empresários em todo país. A nossa meta, até o final de 2021, é atender mais de 10 mil empreendedores.

*Carlos Melles – Presidente do Sebrae

Por Agência Sebrae de Notícias

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!