terça-feira, janeiro 25, 2022

Aumente o seu portfólio de serviços e fidelize seus clientes! O CONTNEWS te ajuda!

O CONTNEWS desta semana, realizado na quarta-feira, 3 de novembro, trouxe novas temáticas e muitas dicas para auxiliar o contador e o empresário contábil a incrementar o seu portfólio e agregar valor ao seu serviço para fidelizar a sua carteira de clientes.

Nesta edição, a produtora Executiva do Portal Contabilidade na TV, Magda Battiston, comandou os debates ao lado do moderador, contador estrategista Vanildo Veras, com os convidados: Maurício de Luca, CEO da ConferIR, que deu dicas sobre como pagar menos imposto de renda e fidelizar clientes; Cleide de Souza, analista de SCI Sistemas Contábeis, que trouxe novidades sobre a DCTFWeb no eSocial; Heverton Gentilim, diretor de produtos da OneFlow, que explicou o funcionamento da gestão ágil de projetos; e Luciana Hudzinski, advogada do Escritório Brisola Advocacia; que propôs uma reflexão sobre a rejeição de muitos contribuintes ao pagamento da contribuição previdenciária.

Rejeição ao pagamento da contribuição previdenciária 

Após a reforma da previdência, realizada em 2019, perduram muitas dúvidas dos contribuintes sobre o tema, especialmente com relação à aposentadoria. Para a advogada do Escritório Brisola Advocacia Luciana Hudzinski, as mudanças trouxeram uma grande instabilidade para os segurados, o que levou muitos deles a rejeitarem o pagamento da contribuição previdenciária. “Muitos nos perguntam se vale a pena contribuir, nós sempre estudamos os casos de nossos clientes, mas a ideia é que continuem sim o pagamento, até porque não se trata apenas de aposentadoria, mas de outros benefícios como auxílio-doença, auxílio-maternidade ou auxílio-reclusão”, afirmou a especialista na área previdenciária, ao lembrar que, durante a pandemia, esses benefícios, como a pensão por morte, foram destacados e fizeram a diferença para muitas pessoas. 

A partir do momento que um cidadão se torna contribuinte passa a ter direito a esses vários benefícios. “Caso ele fique doente, por exemplo, pode ter acesso ao auxílio-doença, se ficar grávida terá direito ao salário-maternidade. Seja um acidente de trabalho ou em casa ele terá assistência e poderá ficar afastado. Faltam informações para os segurados sobre essas questões”. O ideal, segundo a doutora, é a realização de um planejamento previdenciário, seja contemplando previdência privada ou pública. “Se um empresário quer se aposentar ganhando o teto do INSS, por exemplo, ele precisa planejar e se programar para isso, complementando a contribuição”.

Assista em https://youtu.be/W9peTtVLsps?t=281

Dicas para pagar menos IR e fidelizar seu cliente

Uma combinação infalível para a fidelização do cliente: auxiliá-lo a reduzir a sua carga tributária e dar a ele uma alternativa de aumento de remuneração. Segundo o CEO da ConferIR, Maurício De Luca, uma excelente alternativa para isso é a Previdência Privada, que pode ser abatida em 12% da renda bruta da pessoa. “É importante verificar quanto o seu cliente recebeu por ano e multiplicar por 12%. Ele pode ter um abatimento de até 27,5% do valor”, disse o empresário contábil, ao destacar que na ferramenta do ConferIR é possível enviar em um clique para todos os clientes um planejamento de declaração de imposto de renda e o cálculo de quanto ele vai reduzir de imposto com a previdência privada.

De acordo com o especialista em IR, a atualização do cálculo dos imóveis também é uma boa ideia de consultoria. O texto de reforma tributária que tramita no Congresso Nacional traz em sua redação que essa atualização pode ser feita desde que se pague 4% de imposto até 29 de abril de 2022. “Mostre ao seu cliente se vale a pena fazer essa atualização ou se é melhor seguir da forma como está na declaração, aproveitar as isenções da MP do Bem e as legislações anteriores e posteriores”, explicou.

Também de acordo com a proposta de reforma tributária, os dividendos pagos a partir de 01 de janeiro de 2022 terão tributação de 15%. O empresário contábil explicou que, caso o seu cliente faça uma retirada de uma certa quantia, independentemente de quando foi auferido o lucro, ele vai ser obrigado a pagar essa porcentagem. “Para especialistas em consultoria financeira, é mais viável limpar o caixa da empresa, ou seja, vale muito mais a pena pegar um financiamento, descontar os recebíveis da empresa e fazer todo o pagamento dos dividendos e, no mês seguinte, devolver isso como aporte de capital social”, afirmou Maurício de Luca, ao alertar para a importância do acompanhamento da tramitação da reforma..

Assista em https://youtu.be/W9peTtVLsps?t=1150

Gestão ágil de projetos 

O diretor de produtos da OneFlow, Heverton Gentilim, falou sobre gestão ágil de projetos, formato em que o projeto é dividido em fases menores para facilitar a aplicação de mudanças sem o comprometimento da qualidade e da entrega. “São várias ações sendo realizadas ao mesmo tempo e entregas sendo feitas de forma incremental”, explicou. 

Dentro desse conceito, há outros como o MVP – Mínimo Produto Viável, que atua com não perdas ou recursos já que o produto é desenvolvido de forma iterativa e reiterada, que possibilita colocá-lo de forma inicial em uso e testá-lo. E ainda o MPL – Mínimo Produto Adorável, que traz a versão simplificada do produto final, mas bastante atraente e eficiente, o que aumenta a  probabilidade de aceitação. “Esse conceito possibilita que o cliente se apaixone pela sua marca, mesmo sabendo que o produto ainda não faz ainda o que ele fará no futuro. O que ele faz é direito e bem feito”.

Por fim, Gentilim falou das metodologias do scrum – projeto dividido em etapas, chamadas de sprints, que são acompanhadas diariamente – e o kanban – em que as atividades são divididas em colunas pendentes, em andamento e concluídas. 

Assista em https://youtu.be/W9peTtVLsps?t=2229

eSocial: Transmissão imediata da DCTFWeb

Por meio do Ato Declaratório Executivo CORAT 14/2021, a Receita Federal abriu a possibilidade de envio da DCTFWeb de forma automática no fechamento do eSocial, a partir da Competência Outubro. A analista da SCI Sistemas Contábeis, Cleide de Souza, explicou que quando a transmissão imediata é realizada o sistema não demonstra o valor de abatimento de deduções, salário-família e maternidade, no recibo de entrega. “No DARF previdenciário isso não acontece e esse abatimento é realizado. Segundo a Receita Federal do Brasil é ele que importa”, alertou a especialista na área trabalhista, ao destacar que a RFB se prontificou a colocar um FAQ no Perguntas e Respostas da DCTFWeb para esclarecer que o declarante não precisa realizar nenhuma ação.

Cleide lembrou ainda a Resolução 160, que trouxe novidades para o Microempreendedor Individual, entre elas a liberação por portal simplificado para o cumprimento de obrigações acessórias. “A contribuição previdenciária vai ser emitida pelo DAE, o que poderá ser feito tanto pela DCTFWeb como nesse portal simplificado”. O vencimento do DAE é dia 20 e o FGTS, que continua na SEFIP, vence dia 7.

Ainda sobre o MEI, Resolução 161, publicada recentemente, trouxe mudanças que passarão a vigorar em janeiro de 2022. “A partir daí o DAE passa a ser gerado com a contribuição previdenciária e com o FGTS e o vencimento passará para o dia 7 do mês seguinte, além da guia, que poderá ser emitida somente no portal simplificado do eSocial”.

Assista em https://youtu.be/W9peTtVLsps?t=3456

Ou se preferir assista o programa na íntegra: 

É NOTÍCIA? TÁ NO CONTNEWS.

🔒 Patrocínio @faculdadefipecafi @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis

🤩 REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/contabnatv/
👉 Notícias via whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

#contabilidadenatv #contnews #notícias #atualidades #contador #dctfweb #esocial #contribuiçãoprevidenciária #gestão #impostoderenda

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!