domingo, janeiro 23, 2022

Carteira de Trabalho Digital vence concurso Inovação no Setor Público 2020

Premiação promovida pela Enap escolheu as melhores iniciativas que contribuem para a melhoria dos serviços à população

Aplicativo criado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (Seprt-ME) para substituir o documento físico, a Carteira de Trabalho Digital foi na quinta-feira (3) uma das iniciativas vencedoras do concurso Inovação no Setor Público 2020, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A ferramenta ficou em primeiro lugar na categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal.

Com o aplicativo, o trabalhador não precisa mais emitir o documento em papel para ser contratado ou para acompanhar as anotações da sua vida laboral. No momento da contratação, o empregado informa seu CPF ao empregador, que procederá ao registro do empregado por meio do eSocial. Pela ferramenta também é possível solicitar o seguro-desemprego e conferir o calendário de pagamento do abono salarial.

“A premiação foi uma oportunidade de mostrar que o serviço público atua em benefício da própria sociedade”, afirmou o secretário-adjunto de Trabalho da Seprt-ME, Ricardo Moreira. Ao destacar os integrantes da equipe da Secretaria de Trabalho e dos parceiros na criação do aplicativo, Moreira destacou que o serviço público existe para transformar a vida das pessoas.

Acessos

Os serviços da Carteira de Trabalho Digital já foram acessados mais de 260 milhões de vezes de janeiro de 2019 até agora. Deste total, 253 milhões ocorreram em 2020. Os acessos virtuais foram tanto por meio do aplicativo quanto do portal gov.br/trabalho.

Desde o seu lançamento até a última segunda-feira (30), 20.5 milhões de trabalhadores já baixaram o aplicativo em seus telefones e tablets. O maior número de downloads – 19.5 milhões – foi por aparelhos que usam o sistema Android. No total entre dispositivos móveis e web, já foram mais 29.5 milhões de trabalhadores beneficiados.

Com a Portaria 1.065, de 29 de setembro de 2019, a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir o documento físico de papel, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Desta maneira, não é mais necessária a emissão do documento físico em papel para contratação em empresas que já utilizam o eSocial.

Outro produto da Secretaria de Trabalho, a ferramenta Khronos, ficou entre seis os finalistas na categoria “Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal”. O vencedor foi Sistema de Credenciamento de Empresas e Sistema de Rastreabilidade – Polícia Civil do Estado de Minas Gerais – MG.

Por Ministério da Economia

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