fbpx
quarta-feira, junho 29, 2022

CFC e STN discutem importância da disseminação das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, participou de uma reunião com o Subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Heriberto Henrique Vilela do Nascimento. O objetivo do encontro foi discutir as prioridades e as atividades do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP Casp) para o ano de 2022, bem como a parceria de trabalho das entidades.

O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (15), na sede do CFC em Brasília (DF), e contou com a presença do Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Renato Perez Pucci; da vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Rodrigues; do conselheiro do CFC, Antonio Carlos Sales Ferreira Junior; e do coordenador Técnico do CFC, Felipe Bastos.

Imagem: Fábio Pinheiro

Em 2021, quando ainda era o Grupo Assessor (GA) das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP), os seus integrantes atuaram de forma focada e intensa na convergência das NBC TSP aos padrões internacionais.

Concluído o processo, a meta do Comitê para este ano será a implementação e a disseminação dos normativos.

O presidente do CFC ressaltou que o CFC pretende manter e fortalecer a parceria com a STN, justamente pelo sucesso alcançado na realização conjunta dos trabalhos técnicos. “Essa parceria é muito exitosa e nós ainda temos muito a crescer”, afirmou.

Ana Tércia também pontuou a relevância de iniciar a fase de capacitações voltadas para as NBC TSP. “Estamos com uma grande expectativa de continuar nessa parceria, de continuar desenvolvendo a parte dos treinamentos, que são extremamente importantes. Já que avançamos bem na consolidação das normas, nosso grande desafio, daqui para frente, é acompanhar as revisões, as atualizações, como a gente faz com as outras normas, as normas de caráter geral, as normas de auditoria. Com esse processo da convergência bem consolidado, o nosso desafio agora é acompanhar as revisões que vem dos organismos internacionais e disseminar isso para o público, para os profissionais da área pública”, esclareceu.

Manutenção da parceria

O Subsecretário Heriberto Nascimento também ressaltou o interesse na manutenção da parceria com o CFC. “Com certeza, também, a nossa perspectiva é de continuidade. É um excelente trabalho que vem sendo feito pelo GA e, agora, Comitê Permanente. Então, aqui no Tesouro [Secretaria do Tesouro Nacional], estamos à disposição para dar continuidade a essa parceria”, disse. O profissional também disse considerar importante o foco na implementação e na disseminação dos normativos.

Renato Pucci destacou que o Comitê precisa avaliar o que o grupo pode agregar aos profissionais da contabilidade nesse momento. “O papel do CFC, e principalmente dos CRCs, do Sistema CFC/CRCs, vai poder contribuir muito com essa questão da disseminação, e principalmente da implementação [das normas] porque uma coisa é a doção da norma, outra coisa é a implementação da norma”, salientou.

Por Lorena Molter / Comunicação CFC

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Portal ContNews.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!