fbpx

Dia Internacional da Internet Segura: 6 dicas para se proteger online

No dia 6 de fevereiro, celebramos o Dia Internacional da Internet Segura, uma iniciativa da Redes INSAFE-INHOPE e da Comissão Europeia. Essa data visa não apenas conscientizar, mas também inspirar ações práticas para promover o uso responsável e seguro da internet, um imperativo em meio às crescentes ameaças cibernéticas globais.

 Apesar do aumento na adoção da internet móvel e nos pagamentos digitais no Brasil, os roubos de dados persistem, impactando consumidores e tornando as empresas vulneráveis a ciberataques. Dados provenientes de um estudo realizado pela IBM revelam que o roubo e vazamento de dados são as principais formas de ciberataques no país. A América Latina, especialmente o Brasil, tornou-se um alvo significativo para cibercriminosos virtuais. Apesar de representar apenas 12% do total de ataques, a região ocupa a quarta posição como uma das mais impactadas globalmente.  

Qual é o mecanismo dos ataques cibernéticos?

Os criminosos escolhem um alvo, como uma pessoa, empresa ou governo. Eles procuram por pontos fracos nos computadores ou na segurança online do alvo. Uma vez encontrada uma fraqueza, eles invadem redes e sistemas usando vírus ou programas maliciosos. 

Esses ataques causam ações prejudiciais como, roubo e criptografia de dados e informações, bloqueio de ransomware e danificação de sistemas. Em algumas situações, é pedido um resgate para a liberação dos dados.   

Desafios enfrentados pelas empresas:  

“Com a crescente ameaça de violações de dados e a intensificação das regulamentações de privacidade, as empresas enfrentam obstáculos cada vez mais significativos para proteger as informações sensíveis de clientes e parceiros. A abordagem estratégica para enfrentar esses desafios inclui a implementação eficaz de soluções avançadas em nuvem, implementação sólida de segurança e governança dos dados”, ressalta Marileusa Cortez, Data Governance Manager da Keyrus.

As empresas enfrentam desafios significativos, incluindo adaptação a regulamentações em constante mudança, como a LGPD, e a gestão eficaz de dados sensíveis. A implementação de medidas avançadas em nuvem e segurança é crucial.

Desafios enfrentados pelos consumidores: 

Segundo explica o especialista em dados e inovação e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa, um dos principais desafios é a dificuldade em compreender e controlar a quantidade de dados pessoais compartilhados online. “Muitas pessoas navegam na internet sem o conhecimento pleno de como suas informações estão sendo utilizadas ou a quem estão sendo disponibilizadas. A falta de transparência por parte de algumas empresas e a complexidade dos termos de serviço dificultam que os usuários façam escolhas informadas a respeito de sua privacidade”, ressalta.

Além disso, ao coletar dados sem obter consentimento explícito e informado, a empresa está desconsiderando os direitos fundamentais de privacidade de seus usuários. “Os riscos são variados: desde o uso indevido de informações pessoais para publicidade direcionada excessivamente intrusiva até o potencial de vazamento de dados sensíveis em caso de falhas de segurança. Isso pode levar a consequências graves como fraudes, roubo de identidade e perda financeira”, destaca o professor da FGV. Kenneth ressalta que é imprescindível que as empresas adotem práticas de coleta de dados responsáveis, transparentes e seguras, respeitando os regulamentos de proteção de dados, para minimizar esses riscos e proteger a privacidade dos indivíduos.

É crucial proteger os dispositivos, sejam eles celulares, computadores e tablets. Estar ciente desses riscos é importante para adotar práticas de seguranças simples e eficazes, veja algumas dicas a seguir.

6 dicas para manter a segurança dos dados: 

  • Configure redes Wi-Fi seguras:

Em casa e no escritório, configure redes Wi-Fi com criptografia WPA3 ou, no mínimo, WPA2. Use senhas fortes para proteger o acesso à rede, evitando o acesso não autorizado.

  • Utilize uma rede virtual privada (VPN):

Ao acessar redes Wi-Fi públicas ou até mesmo redes em casa, ou no escritório, use uma VPN para criar uma conexão segura. Isso criptografa o tráfego de dados, protegendo as informações contra possíveis interceptações.

  • Controle o acesso físico:

Mantenha seus dispositivos móveis seguros fisicamente. Em casa, evite deixar seu smartphone ou tablet desacompanhado. No escritório, use armários ou gavetas trancadas para armazenar dispositivos quando não estiverem em uso.

  • Implemente políticas de segurança:

No ambiente de trabalho, crie e aplique políticas de segurança que incluem diretrizes sobre senhas fortes, acesso a dados sensíveis e a utilização de dispositivos pessoais. 

  • Gerencie dispositivos remotamente:

Utilize recursos de gerenciamento remoto, como “Find My Device” (Encontre meu dispositivo), para localizar, bloquear ou apagar dados remotamente em caso de perda ou roubo de dispositivos. Isso é especialmente importante em ambientes corporativos.

  • Mantenha software de segurança atualizado:

Instale e mantenha atualizados programas antivírus e antimalware em dispositivos móveis. Certifique-se de que os dispositivos estejam configurados para receber automaticamente as últimas atualizações de segurança.

Ao adotar essas medidas em ambientes domésticos e no trabalho, você estará fortalecendo significativamente a segurança dos dados em dispositivos móveis. A conscientização e a implementação consistente dessas práticas ajudarão a proteger informações críticas e reduzir os riscos de exposição a ameaças cibernéticas.

por Agência Temma

- 6 de fevereiro de 2024
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Novo Portal da Advocacia simplifica acesso a serviços do TST

Novo Portal da Advocacia simplifica acesso a serviços do TST

Esse trabalho durou aproximadamente três meses, e a análise envolveu aproximadamente 3.600 sessões (termo que define um grupo de interações de um usuário com um site). Concluída a pesquisa, foram promovidas oficinas com profissionais envolvidos na reformulação.

Siga-nos no Instagram
Faturamento das PMEs cresce 7% em 2023

Faturamento das PMEs cresce 7% em 2023

IODE-PMEs indica que o desempenho do setor no ano foi condicionado pelo crescimento das PMEs da Indústria (+17,0% ante 2022) e de Serviços (+4,4%) PMEs do Comércio (-3,6%) e de Infraestrutura (-2,0%) mostram queda no período Expansão da renda real das famílias...

Faturamento das PMEs cresce 7% em 2023

Faturamento das PMEs cresce 7% em 2023

IODE-PMEs indica que o desempenho do setor no ano foi condicionado pelo crescimento das PMEs da Indústria (+17,0% ante 2022) e de Serviços (+4,4%) PMEs do Comércio (-3,6%) e de Infraestrutura (-2,0%) mostram queda no período Expansão da renda real das famílias...

Chegou a vez das falências?

Chegou a vez das falências?

Após três anos da importante reforma na Lei de Recuperações e Falências, o Governo Federal pretende implementar novas mudanças no sistema de insolvência empresarial, dessa vez com foco na falência. Essa provável atualização deve gerar oportunidades interessantes para...

Siga-nos
Confira as mudanças da DIRF

Confira as mudanças da DIRF

Você está por dentro do fim da DIRF? O governo vai unificar essas informações no eSocial a partir de janeiro de 2024. Essa alteração visa simplificar as atividades do DP, mas há muitos pontos de atenção a serem considerados na nova rotina. Por isso, os maiores experts...

EDF-Reinf – Cartão de Crédito!

EDF-Reinf – Cartão de Crédito!

EFD Reinf: Dispensado envio das informações de cartão de crédito no R-4020 Hoje foi publicada a IN 2.163, DE 10/10/2023. A mudança trazida pela Instrução atende ao pleito dos profissionais contábeis, pois não será necessário o envio das informações de cartões de...

EDF-Reinf 💬 Perguntas e Respostas!

EDF-Reinf 💬 Perguntas e Respostas!

PLANTÃO CONTNEWSEFD-Reinf - Perguntas e Respostas 💬 Os novos eventos da EDF-Reinf já entraram em vigor e as mudanças estão valendo 👀. O Plantão ContNews reuniu experts no assunto para tirar dúvidas. Acompanhe! Convidadas:*Carla Lidiane Müller Moritz - analista de...

Próximos passos no FGTS Digital!

Próximos passos no FGTS Digital!

FGTS DIGITAL - Como proceder no período de testes? 🤔 O período de testes do FGTS Digital já está no ar e os empregadores têm até novembro/23 para se prepararem. Por isso, o Plantão ContNews reuniu especialistas no assunto para orientar os próximos passos para entrar...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...