quinta-feira, janeiro 20, 2022

Ipea e CGU se unem para realizar a Pesquisa Brasileira de Exposição à Corrupção

Novo índice servirá diretamente para criação de novas políticas de combate às práticas ilícitas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com Controladoria Geral da União (CGU), realizará a Pesquisa Brasileira de Exposição à Corrupção (PBEC). O projeto, que foi criado por meio de um termo de execução descentralizada entre os dois órgãos, tem por objetivo o desenvolvimento de novo índice de medição que indique a real ocorrência da corrupção e não somente a percepção da existência desse fenômeno.

Coordenador da pesquisa no Ipea, Maurício Saboya, destaca a importância do projeto iniciado a partir de discussões feitas ainda em 2019. “Pela primeira vez o Ipea medirá, por meio de pesquisas (surveys), os riscos aos quais as pessoas estão expostas às práticas de corrupção. Isso nos traz um conjunto de informações e conhecimentos novos, em relação ao tema da corrupção, que é extremamente relevante para o país atualmente. Esses conhecimentos servirão diretamente para as políticas de combate à corrupção por parte dos órgãos de controle, sobretudo, da CGU”, afirma.

A CGU está à frente dessa pesquisa por meio da Coordenação-Geral de Inovação na Prevenção à Corrupção. “A pesquisa busca trazer novos insights, novos conhecimentos sobre os riscos de agentes privados no Brasil, especialmente empresas e pessoas físicas, de se exporem às práticas de corrupção em suas relações diretas com os agentes públicos. Nessas relações mais corriqueiras, não se tem ainda uma ideia de qual o risco que essas pessoas se expõem a práticas de corrupção”, ressalta Saboya.

O levantamento será feito com cidadãos e empresas que poderão se manifestar de forma anônima e livre, indicando se já foram expostos a atos de corrupção em suas relações com a administração pública ou em seus contatos com os serviços públicos oferecidos por ele. A PBEC, de acordo com a CGU, é uma inovação que se alia à tendência mundial de avançar na mensuração da corrupção com base em evidências. O resultado da pesquisa deverá qualificar o entendimento sobre práticas e riscos de corrupção no país e apoiar, assim, a melhoria das ações da Controladoria.

Por Assessoria do Ipea com informações da CGU.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!