Imagine uma plataforma que reúna, em um único lugar, milhões de perfis profissionais e empresariais, dos mais variados segmentos, com informações detalhadas sobre cargos, competências, dados demográficos, áreas de atuação e de interesse! Sim, ela existe! E se chama LinkedIn!
Com mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo, 53 milhões somente no Brasil, o LinkedIn, antes tido como apenas como suporte à busca de recolocação no mercado de trabalho, nos últimos anos tem revolucionado a forma de se fazer negócios e de abordagem no universo corporativo, especialmente nas áreas de prestação de serviços.
Hoje, em tempos de transformação digital, as relações pessoais e profissionais acontecem em grande parte do nosso tempo no ambiente virtual, por isso, quem não está inserido neste cenário acaba sendo preterido e isso aumenta a relevância da presença digital. Rede social exclusivamente corporativa, o LinkedIn, além da possibilidade de conquista de um novo emprego, é uma ferramenta poderosa para prospecção de contatos profissionais, para fazer networking, fortalecer parcerias, gerar negócios e vendas, fortalecimento de marca e ganho de autoridade e engajamento, ou mesmo para consumir conteúdo de qualidade.
O grande diferencial da rede corporativa é dar acesso e encurtar caminhos para a conexão com pessoas que realmente importam profissionalmente. Essa assertividade é possível, entre outros meios, pela seleção de público por critérios demográficos, cargos, grupos, níveis de experiência e interesses. Ou seja, você alcança contato direto com outros profissionais, muitos deles que você nunca imaginou ter acesso, e consequentemente, pode identificar possíveis parceiros, clientes, investidores e outros stakeholders, analisar a concorrência e estudar sobre determinado setor. Para que isso aconteça, certamente é necessário um processo estratégico que foque em abordagens ideais para cada perfil.
Inserida cada vez mais nesse universo digital, a área contábil tem um grande potencial no LinkedIn, tendo em vista que estratégias devem ser criadas para atender aos novos mercados e comportamentos do consumidor/cliente. Via de regra, todos precisam de um contador, seja pessoa física ou pessoa jurídica. Esse público potencial geralmente não entende o funcionamento da Contabilidade e poderia ser bastante receptivo a conteúdos de relevância, que agreguem à sua carreira, empresa ou vida pessoal. Ou seja, os empresários e profissionais da área contábil têm uma grande oportunidade de visibilidade, de fortalecimento de marca, networking e de negócios propriamente dito.
Produzir conteúdo não é simples, mas viável com um bom planejamento que considere periodicidade, constância e relevância. Temas técnicos escritos de forma palatável que possam auxiliar a audiência, datas importantes, dia a dia da atividade, novidades, experiências e desafios do setor podem ser tratados.
Não se pode negligenciar nenhum tipo de comunicação e você e a sua empresa podem estar ao mesmo tempo no Facebook, no Instagram e no Youtube, só para citar as redes mais conhecidas no Brasil. Antes disso, entretanto, é fundamental estabelecer os seus objetivos, saber onde está o seu público, entender as características e potencialidades de cada plataforma e identificar as que melhor se encaixam ao seu negócio. Neste cenário, tenha certo que o LinkedIn ocupará lugar de destaque, afinal ele foi criado, desenvolvido e pensado para os universos corporativo e empreendedor.
Equipe Contabilidade na TV
O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 31 de agosto e que debateu o tema: “LinkedIn vale só para quem busca emprego?”.
Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/scfF0YIWaNU
Ficha técnica do programa:
Apresentação e mediação:
* Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.
* Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva
Participações:
٭ Jéssica Simões – especialista em LinkedIn
٭ Isabely De Paula – advogada
٭ Reynaldo Lima Júnior – presidente do SESCON-SP
🔒 Patrocínio @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis
😉 WHATSAPP NEWS
👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF
🤩 TELEGRAM
👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora
0 comentários