Mesmo que a empresa esteja com todas as contas em dia, o pedido pode ser negado. Conheça os principais fatores de restrição de crédito
Ao se falar em restrição de crédito, logo pensamos em risco de inadimplência, porém a análise de crédito não leva apenas esse aspecto em consideração. Mesmo que a empresa esteja com todas as contas em dia, ainda pode ter uma solicitação de crédito negada.
Por isso, é necessário adotar políticas que façam da empresa uma boa pagadora, mas também que contemplem os fatores que o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) vai explicar a seguir.
Restrição de crédito e sua relação com o risco
O risco de crédito consiste em admitir a possibilidade de perdas causadas pelo não cumprimento das obrigações assumidas pelo devedor ou de sua contraparte.
Apesar de ser a circunstância mais comum, o risco de crédito vai além, pois também contempla questões como:
- contrato de crédito desvalorizado;
- remunerações ou ganhos reduzidos;
- vantagens obtidas durante renegociações de dívidas;
- custos para a recuperação desse crédito.
Em casos de empresas que tenham filiais, todas as unidades devem seguir políticas, modelos, sistemas e procedimentos que permitam avaliar, decidir, mitigar e mensurar riscos. Além disso, essas políticas devem considerar todas as etapas do ciclo de crédito: pré-concessão, concessão, monitoramento, cobrança, recuperação e renovação.
Por isso que, em muitos contextos, a análise de crédito é realizada de forma tão minuciosa e a restrição de crédito se torna comum.
Outros fatores que levam a restrição de crédito
Não é apenas o histórico de pagamentos que é analisado na concessão de crédito. Existem outros fatores, conhecidos como “os Cs do crédito“, que dão uma noção maior quanto à probabilidade de uma empresa quitar suas dívidas e honrar seus compromissos. São eles:
Ter crédito disponível faz toda diferença para que a empresa consiga superar crises e reduzir danos. Mas não somente isso: esse recurso também serve para manter a saúde do seu negócio e promover o desenvolvimento.
Ainda ficou com alguma dúvida? O NAC pode ajudar. Compartilhe as necessidades do seu negócio e receba o indicativo das linhas de crédito mais adequadas para a sua empresa.
Texto: Blog do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC)
Edição: Giovanna Chmurzynski
Por Agência CNI de Notícias