fbpx
quarta-feira, junho 29, 2022

Por que minha solicitação de crédito foi negada?

Mesmo que a empresa esteja com todas as contas em dia, o pedido pode ser negado. Conheça os principais fatores de restrição de crédito

Ao se falar em restrição de crédito, logo pensamos em risco de inadimplência, porém a análise de crédito não leva apenas esse aspecto em consideração. Mesmo que a empresa esteja com todas as contas em dia, ainda pode ter uma solicitação de crédito negada.

Por isso, é necessário adotar políticas que façam da empresa uma boa pagadora, mas também que contemplem os fatores que o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) vai explicar a seguir.

Restrição de crédito e sua relação com o risco

O risco de crédito consiste em admitir a possibilidade de perdas causadas pelo não cumprimento das obrigações assumidas pelo devedor ou de sua contraparte.

Apesar de ser a circunstância mais comum, o risco de crédito vai além, pois também contempla questões como:

  • contrato de crédito desvalorizado;
  • remunerações ou ganhos reduzidos;
  • vantagens obtidas durante renegociações de dívidas;
  • custos para a recuperação desse crédito.

Em casos de empresas que tenham filiais, todas as unidades devem seguir políticas, modelos, sistemas e procedimentos que permitam avaliar, decidir, mitigar e mensurar riscos. Além disso, essas políticas devem considerar todas as etapas do ciclo de crédito: pré-concessão, concessão, monitoramento, cobrança, recuperação e renovação.

Por isso que, em muitos contextos, a análise de crédito é realizada de forma tão minuciosa e a restrição de crédito se torna comum.

Outros fatores que levam a restrição de crédito

Não é apenas o histórico de pagamentos que é analisado na concessão de crédito. Existem outros fatores, conhecidos como “os Cs do crédito“, que dão uma noção maior quanto à probabilidade de uma empresa quitar suas dívidas e honrar seus compromissos. São eles:

Ter crédito disponível faz toda diferença para que a empresa consiga superar crises e reduzir danos. Mas não somente isso: esse recurso também serve para manter a saúde do seu negócio e promover o desenvolvimento.

Ainda ficou com alguma dúvida? O NAC pode ajudar. Compartilhe as necessidades do seu negócio e receba o indicativo das linhas de crédito mais adequadas para a sua empresa.

Texto: Blog do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC)
Edição: Giovanna Chmurzynski

Por Agência CNI de Notícias

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Portal ContNews.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!