quarta-feira, janeiro 26, 2022

RS: Tesouro lança Carta de Serviços com informações e orientações aos cidadãos

O Tesouro do Estado lançou na quinta-feira (10/12), em uma live para os servidores, a Carta de Serviços da Subsecretaria. O documento foi construído por diferentes áreas para informar e orientar os cidadãos acerca dos serviços públicos prestados pelo Tesouro. Ao todo, o documento reúne 33 serviços voltados para diversos públicos como aqueles com vínculo profissional com órgãos e entidades governamentais, ativos, inativos e pensionistas; o próprio governo e demais poderes, além de toda a sociedade.

Na saudação inicial, o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, reconheceu o esforço das equipes para entregar resultados tão positivos em um ano de grandes dificuldades. “O Tesouro teve papel fundamental nisso, com o trabalho para a melhoria do fluxo de caixa, resultado orçamentário menos deficitário, lançamento de aplicativos e novos serviços como exemplo de esforço de proatividade e compromisso com o serviço público”, destacou.

O subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, explicou as etapas para a construção da Carta de Serviços. “Além da identificação dos públicos foi também necessário identificar e compreender quais eram os processos que realizamos dentro da casa e que temos o domínio do serviço como um todo, ou somos responsáveis pelas principais atividades. A partir disso, foi necessário construir um visual atraente e funcional e estabelecer uma linguagem clara, com padronização das respostas, especialmente nos itens de pré-requisitos e prazos, tendo em vista que a natureza dos serviços é bem diversa e os públicos de destino também”, esclareceu.

O Subsecretário adjunto do Tesouro, Eduardo Lacher, detalhou os serviços oferecidos e as informações constantes no catálogo que está disponível no site do Tesouro do Estado. “O trabalho não termina aqui, mas sem dúvida já instituímos um grande passo para a aproximação do Tesouro com a sociedade gaúcha”, afirmou.

A Carta de Serviços cumpre à Lei Federal nº 13.460, de junho de 2017, regulamentada por decreto estadual de 12 de agosto de 2020 e faz parte do Programa Descomplica RS.

Exemplo federal

Também participou do evento, o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos na Secretária de Governo Digital do Ministério da Economia, Joelson Vellozo Júnior. Ele mostrou que o catálogo de serviços do governo federal, que conta com 4.095 serviços, tem como desafio manter atualização e utilidade conforme a necessidade dos usuários. Ele mostrou as metodologias de avaliação usadas para adequação do material ofertado e as expectativas de quem busca os serviços. “É importante monitorar a satisfação dos usuários a partir de indicativos como confiabilidade, atendimento, informação e confiabilidade para entender o percurso do usuário e avaliando as etapas a serem melhoradas”, salientou.

capa da carta de servicosConfira aqui o Ebook da Carta de Serviços do Tesouro do Estado.

Por Ascom Sefaz/ Tesouro do Estado RS

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!