sábado, janeiro 22, 2022

Saiba precificar o seu serviço e gere novos negócios com a LGPD!

O que os temas LGPD, Custos e Precificação têm em comum? Todos eles estão inseridos como prioridade na pauta de debates dos empresários do setor contábil, tendo em vista que são assuntos ligados a ações específicas e estratégicas para impulsionar o crescimento do negócio.

A LGPD entrou em vigor em setembro de 2020, mas as multas – que podem chegar a R$ 50 milhões – só serão aplicadas a partir de agosto deste ano. A nova legislação impacta praticamente todas as empresas brasileiras e profissionais autônomos, contudo, muitos ainda não conhecem a lei ou não deram início ao processo de adequação às regras relacionadas ao tratamento de dados pessoais.

Quando colocamos no foco a proteção, podemos fazer uma comparação entre a LGPD e o Código de Defesa do Consumidor, promulgado há mais de 30 anos e que representa também, como a primeira, um marco no ordenamento jurídico. Na economia digital, o titular de dados pode ser comparado ao consumidor, além disso, ambas legislações trazem a necessidade de fornecimento de informações claras e objetivas sobre como esses dados são tratados pelo controlador.

Dados como CPF, CNPJ, nome completo, endereço e outras informações capazes de identificar um cidadão – sejam elas utilizados em ambientes digitais ou físicos – estão sujeitas à nova legislação, ou seja, a empresa de contabilidade e o contador, que lidam diariamente com as informações de seus clientes, precisam seguir os termos da lei. 

Se por um lado a LGPD é uma obrigação para as empresas de contabilidade, por outro pode vislumbrar uma grande oportunidade: mudanças expressivas como essa ajudam as organizações a criar novos serviços e se posicionarem como apoio estratégico e agentes de transformação diante de clientes, parceiros e fornecedores. 

Com essa nova vertente de atuação, porém, é fundamental que o empreendedor não assimile esse novo trabalho sem pensar antes em precificação, em técnicas e metodologias de formação de preço do novo serviço. Muitas vezes, o preço, que antes era justo, torna-se inviável pela chegada de novas demandas.

Antes de mais nada, é preciso ter clara a diferenciação entre preço e valor. Enquanto o primeiro está relacionado à fixação de uma quantidade determinada de dinheiro e remete a algo tangível, a segunda diz respeito à percepção dos benefícios que o seu produto ou o seu serviço trará ao cliente, trazendo um conceito mais abstrato. É fundamental mostrar para esse cliente que os seus serviços não são gastos para ele, mas um investimento.

Um dos itens fundamentais na formação do preço é a negociação. Mas por onde começar? Primeiramente é importante saber por onde não começar: pelo preço. No início do relacionamento devemos focar em empatia e lembrar que pessoas se conectam com pessoas, portanto não contratam empresas, mas sim o empresário. Outra dica é focar na entrega ao cliente e nunca no fechamento da proposta, o quanto se vai cobrar acaba sendo uma consequência. Também tenha em mente que o preço é sempre negociável, possível de ser estabelecido com benefícios para ambos os lados. Você acredita, de fato, que é a melhor opção para o cliente? Então mostre isso para ele!

Todo custo e despesa deve ser repassado no preço e todo novo serviço oferecido deve levar em conta dois pontos: a quantificação, ou seja, quanto a empresa vai dispor de tempo para essa determinada demanda, e a precificação, que deve ser realizada pelo gestor por meio de metodologias específicas para isso, como ferramentas de medição de tempo. Quantas horas por dia você gasta na atividade fim do seu negócio? Quantas horas disponíveis tem no mês, contando a de seus colaboradores? Qual o percentual que faz o seu negócio rentável? Tudo isso deve ser levado em conta na definição.

Dessa forma, vê-se que uma precificação bem-feita é fundamental para a prestação de serviços relacionados à LGPD ou qualquer outro.  É uma etapa crucial para o sucesso do negócio e deve envolver geração de valor, valorização do seu conhecimento e comunicação assertiva com o cliente: ele precisa saber o que está comprando, de que se trata de um grande valor agregado do seu negócio, da eliminação de uma dor ou da conquista de um grande objetivo.

Com as multas relativas à LGPD às portas, os debates no universo contábil sobre o assunto devem ultrapassar as questões de adaptação interna, mas adquirir uma grande amplitude, que pode resultar na criação de um novo suporte estratégico aos clientes e geração de novos negócios.

A precificação é uma etapa crucial de todo negócio, mas também um ponto onde muitos empreendedores derrapam por não saberem que critérios exatamente usar para definir o preço de seus produtos e serviços.

Equipe Contabilidade na TV

O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 22 de junho e que debateu o tema: “Assuntos Essenciais que você tem que dominar: LGPD, Custos e Precificação”.

Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/9z3hKFZWTpg

Ficha técnica do programa: 

Apresentação e mediação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

Mediação: Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

Participações:

٭ Juliana Gonçalves – especialista em Proteção de Dados e Direito Tributário, sócia do Silveira Advogados.

* Beatriz Machnick – contadora e especialista em Controladoria e Finanças. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia.

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