quarta-feira, janeiro 26, 2022

Sete dicas de gestão para alavancar o seu negócio contábil

Em casa de ferreiro o espeto é de pau. Essa frase se aplica à sua empresa de contabilidade? Você ajuda seus clientes na gestão de seus negócios, a ter foco estratégico, e não aplica os mesmos conceitos na sua organização? Está muito ligado às questões técnicas e operacionais? Então esse texto é para você!

Abaixo, listamos sete dicas de gestão para você alavancar o seu negócio contábil, para que ele se torne mais efetivo, assertivo e eficaz. Confira:

Processos para ganho de eficiência

Desmistifique o mito de que processo significa burocracia. Pode ser algo simples, por exemplo, explicar como se faz uma determinada tarefa no passo a passo. A falta dele pode acarretar grandes problemas para as empresas, como a falta de padronização nas entregas, o retrabalho, improdutividade e, principalmente, a queda de qualidade quando um colaborador se ausenta.

O mapeamento de processos é fundamental na estruturação da empresa, para garantir que um procedimento tenha consistência, conformidade e excelência, independentemente de quem o execute. Em um negócio contábil, que envolve um serviço pessoal, personalizado e que exige qualidade, essa importância é ainda maior. 

Inove! Não se fixe em receitas prontas

Com a grande competitividade no mercado, a inovação tem se tornado cada vez mais pré-requisito para a evolução das empresas, visando a otimização de processos e recursos, redução de custos e geração de soluções e valor agregado ao cliente.

Muitas vezes, erroneamente, as pessoas atrelam os processos de inovação à novas tecnologias ou a uma ideia genial. Verdade, mas não apenas isso. Inovar significa buscar permanentemente melhorias, aprimoramentos, jeitos diferentes de fazer as coisas, que tragam mais benefícios.

Evite velhas fórmulas. O que deu certo por um tempo pode não fazer mais sentido ou podem haver modelos mais efetivos para o mesmo propósito. Por isso, inovar é importante, pois o seu processo está atrelado à visão de mercado, ao entendimento de tendências e ao conhecimento profundo do seu próprio negócio.

Tecnologia é base

Não adianta brigar e ter resistência à tecnologia. Temos visto nas últimas décadas grandes transformações tecnológicas que têm quebrado paradigmas e permitido novos comportamentos e facilidades para os indivíduos e para as empresas, que utilizam esses recursos para otimizar seus processos, reduzir custos, atrair novos clientes e para se destacar no mercado.

Hoje, ela faz parte do nosso cotidiano e tornou-se fundamental para qualquer negócio, ganhando peso ainda maior na área contábil, em vista a evolução da inteligência fiscal brasileira. Trata-se de uma aliada e não de um complicador, mude o seu mindset se ainda pensa assim. 

Caso seus objetivos empresariais sejam ganhar escalabilidade, produtividade e eficiência, a tecnologia será o meio para as suas conquistas. Sua aplicação facilita o gerenciamento de tarefas, a garantia da realização de um processo da forma correta, o monitoramento de dados, celeridade, minimização de erros, além de possibilitar o processamento de informações que viabilizam as tomadas de decisões.

Valorize os talentos

Se a tecnologia é a base, são as pessoas que fazem de fato tudo acontecer. Por isso, é fundamental colocar a pessoa certa no lugar certo. Já diz o ditado “contrata-se pelo viés técnico e demite-se pelo comportamental”, muitas vezes, o colaborador tem as habilidades técnicas, mas não se encaixa em determinado papel. Insistir em um perfil equivocado pode custar caro para o gestor.

Essa assertividade deve começar já no recrutamento, com a identificação da necessidade e clareza na definição do perfil. Se a vaga é para auditoria, por exemplo, o candidato deve ser organizado e detalhista, no entanto, essas mesmas características já não são fundamentais para a área comercial. 

Quando candidato e vaga dão match, todos saem ganhando. Da mesma forma, é preciso entender que, se o seu colaborador está infeliz no trabalho, ambos saem perdendo, e nesse caso é importante ser desprendido e deixá-lo buscar novas possibilidades profissionais.

Invista em sua própria capacitação

Em um mundo de constantes transformações, quem não entende a necessidade e a importância da educação permanente está fadado ao fracasso. E esse aprimoramento e capacitação não está relacionado apenas a graduações, pós-graduações e MBAs, mas também à leitura de livros, entendimento das tendências de mercado, conhecimentos gerais e muito mais.

Já os cursos não se limitam ao aspecto técnico, mas podem e devem englobar habilidades de gestão e empreendedorismo. Ninguém nasce gestor, geralmente, ele vem de um processo de tentativa e erro e a sua capacitação e profissionalização é fundamental. Além disso, compartilhar experiências com outros empresários e profissionais é um caminho de grande crescimento e aprendizado.

Nutra o relacionamento com seus clientes e colaboradores

Os clientes e os colaboradores são o grande ativo das empresas, por isso, esse relacionamento precisa ser construído com ética e transparência e nutrido permanentemente. Nesse contexto, é vital adotar a escuta ativa, ou seja, que busca um diálogo efetivo entre o interlocutor e o ouvinte. Incentive a fala, tenha um interesse genuíno no outro e estabeleça um vínculo com ele.

No caso do colaborador, deixe claro o que você espera dele, deixe a porta sempre aberta para conversas e sempre reforce os valores e propósitos da organização, além de explicar como a atuação dele impacta no coletivo e para a conquistas dos objetivos da empresa. Já a relação com o cliente deve ser próxima e constante. Em uma conversa informal, por exemplo, você tem a oportunidade de identificar suas dores, necessidades e desejos, o que lhe serve de munição para prestar um serviço personalizado e de excelência.

Tenha um mapa de indicadores

Os dados são o novo petróleo, por isso, mensurar os resultados do seu negócio é estratégico.  Construa um mapa de indicadores de desempenho para acompanhar a performance da empresa e para auxiliá-lo nas tomadas de decisão. Dados sobre entrada de receita, saída de custos, margem, quantidade de clientes, de contratos a vencer ou desempenho dos colaboradores podem contribuir de forma decisiva para a gestão do negócio e o crescimento da empresa.

Equipe Contabilidade na TV

O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 13 de julho e que debateu o tema: “Guia estratégico para negócios contábeis: 7 dicas para sua gestão ser muito mais efetiva!”.

Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/5hew0IBenI4

Ficha técnica do programa:

Apresentação e mediação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

Mediação: Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

Participações:

Deborah Barros – facilitadora do impulsionamento de empreendedores em seus negócios, através da Contabilidade e da Educação.

Adriana Matos – Contadora especialista em Tributos e consultora em gestão empresarial.

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