quarta-feira, janeiro 26, 2022

CONTNEWS dá dicas para sobreviver à pandemia

Os impactos da pandemia de COVID-19 no empreendedorismo e as soluções que a contabilidade pode oferecer, tanto para ajudar o empresário a sobreviver e ter sucesso durante a crise sanitária como para orientá-lo sobre as principais novidades desse universo, permearam os debates do CONTNEWS de quarta-feira, 24 de março, realizado pelo Portal Contabilidade na TV.

O bate-papo contou com as participações de Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva; Cleide de Souza, analista de negócios em DP da SCI Sistemas Contábeis; Heverton Gentilim, gestor de produtos e desenvolvimento de softwares contábeis e fiscais; e Patrícia Alves, empresária contábil e professora. A mediação ficou a cargo de Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

Novidades fiscais
Em primeira mão, a equipe do CONTNEWS também anunciou a prorrogação de pagamento de tributos do Simples Nacional, uma medida do Governo com o intuito de mitigar os impactos econômicos do agravamento da pandemia de COVID-10 no País.
A prorrogação será realizada da seguinte forma: o período de apuração 3/2021, com vencimento original em 20/04, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20/07 e 20/08; o período de apuração abril/2021, com vencimento original em 20/05, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20/09 e 20 de outubro de 2021; o período de apuração 5/2021, com vencimento original em 21/06, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 22/11 e 20/12. “É a mesma medida tomada no ano passado, com a soma da possibilidade de poder dividir os valores em duas vezes”, explicou Heverton Gentlim.

Um novo Programa Especial de Regularização Tributária para a renegociação e parcelamento de dívidas tributárias em atraso está em pauta no Congresso Nacional. Heverton Gentilim destacou que, caso seja aprovado, esse Refis vai impactar diretamente o trabalho dos contadores, portanto, o setor deve estar alerta. “Os empresários estão com dificuldades de quitar suas dívidas com os impostos em razão da situação pandêmica em que vivemos e a expectativa é que o projeto seja mesmo aprovado e os ajude a colocar seus impostos em dia”.

Outro ponto de alerta, segundo o gestor de produtos, é a prorrogação, por quatro meses, do prazo de pagamento do ICMS pelas empresas inscritas no Simples Nacional do Estado de Pernambuco, em virtude também da crise sanitária. A medida anunciada no dia 13 pelo governador Paulo Câmara, como parte das ações para conter impacto econômico da Covid-19, vale a partir do vencimento de março, que será postergado para julho. O consultor também deu uma dica para empresários da Bahia que não estão conseguindo emitir nota fiscal por causa da invasão de hackers ao sistema da Secretaria da Fazenda Estadual. “O contribuinte pode utilizar o modo de contingência no ambiente da Sefaz/RS para emitir sua nota”, disse.
Por fim, Gentilim lembrou que em 31 de março encerra o prazo para entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS, pelas empresas do Simples Nacional. “No ano passado, em virtude da pandemia, houve adiamento desse prazo, mas não é aconselhável não cumprir a obrigação dentro do prazo esperando novo adiamento ou deixar para a última hora”.

Atualizações no DP
Foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de março portaria que estabelece concessão da prorrogação do salário-maternidade para todas as mulheres trabalhadoras que recolhem a contribuição para o INSS, em casos de complicações médicas relacionadas no parto. “A licença hoje é de 120 dias, contudo, havendo essas complicações, esse prazo pode ser estendido com a apresentação de atestado médico”, disse Cleide de Souza, ao destacar que esse tema vinha sendo debatido há um ano e agora passa a valer com a portaria e que alguns pontos desse processo ainda devem ser esclarecidos nas próximas semanas.
Já a Resolução 896, de 23 de março de 2021, estabelece procedimentos operacionais relativos ao abono salarial, que deveria recomeçar a partir de julho deste ano, mas foi adiado para 2022. “Quem teve a carteira assinada em 2020 vai começar a receber a partir de janeiro, isso em função da volta do benefício emergencial”, enfatizou Cleide. Os valores do abono serão pagos de janeiro a dezembro de cada exercício, aos trabalhadores identificados com base em informações prestadas pelos empregadores, no ano anterior.

Branding Pessoal
Independente da formação ou nicho de atuação, é fundamental que o profissional ou o empresário saiba fazer a gestão da sua marca pessoal, entender que é a sua própria marca. Isso é Branding Pessoal, tema tratado na live por Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva. “Você é o seu melhor cartão de visitas, melhor que qualquer impresso, site ou rede social”, disse a consultora, ao destacar que quanto mais presente e participativo o empresário for na vida do seu cliente, mais autoridades técnica, estratégica e consultiva são estabelecidas na memória desse parceiro.

Em momentos complexos como o atual, de pandemia, muitos entraves e poucas possibilidades, é essencial reforçar a marca pessoal e do negócio, segundo Ana. “Em situações de tomadas de decisões, especialmente as mais difíceis, como cortes orçamentários, o cliente vai lembrar das marcas que estiveram com ele, que contribuíram e fizeram a diferença”, afirmou a especialista.
Marcado por constantes mudanças legislativas, fiscais e tributárias, o setor contábil tem grande potencial de contribuição ao empreendedorismo. Para Ana, a atitude de se antecipar, mostrar para o cliente o impacto das mudanças em seu negócio, mostrar a segurança de saber como e quando agir nessas situações faz com o que cliente tenha segurança e confiabilidade na marca. “Por isso é fundamental estar presente de forma consultiva, entender as nuances do nicho do cliente, se antecipar, apontar ferramentas e plataformas de otimização de processos e redução de custos”, explicou, ao acrescentar “Os problemas existem, é fato, mas é preciso escolher se você olha e toma atitudes pensando nesses problemas ou pensando nas soluções e em alternativas para passar por eles”.

ITG 1000
Na terceira parte da série sobre ITG 1000, modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte, a empresária contábil e professora Patrícia Alves falou sobre os critérios e procedimentos contábeis. Segundo ela, a norma não está sendo trabalhada como deveria e muitos contadores dão prioridade às questões fiscais, em razão de prazos e multas envolvidos, mas precisam se organizar, encaixar esses processos e mostrar para o seu cliente a importância dessa informação. “É fundamental fazer balanço, DRE e, minimamente, notas explicativas. Todas as empresas – da micro até a grande empresa -, têm a obrigação de entregar notas explicativas e fazer uma referência a qual norma você está seguindo”, explicou.
Patrícia explicou o que traz a ITG 1000, com foco nos critérios contábeis, ressaltando que é importante mostrar o que é preciso lançar, qual é o olhar, como isso pode ser feito. Um exemplo dado por ela foi em relação aos custos. “É necessário compreender todos os custos de aquisição, os impostos, as transformações dessa produção e tudo que faz parte do custo do produto ou do serviço que será consumido e que precisam ser citados em nota explicativa”, disse ela, ao destacar que esse documento pode ser de grande valia para um investidor.

Quer saber mais sobre todos esses temas? Assista a íntegra desta edição do CONTNEWS em: https://youtu.be/Y1SHPyS3XT8.

😉 *WHATSAPP NEWS*
👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

🤩 *TELEGRAM*
👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

🤩 *FACEBOOK GRUPOS*
👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

🧞‍♂️ *SOCIAL MÍDIA*
👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
👊FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
👊TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!