segunda-feira, janeiro 24, 2022

Dicas de gestão e oportunidade de negócios estão no CONTNEWS!

Com o fim da quarentena em muitas cidades e sinais de retomada econômica, é hora de organizar a empresa, adotar protocolos para essa nova fase e pensar em diversificar o leque de produtos e serviços para crescer. No programa CONTNEWS dessa semana, realizado na quarta-feira, 18, a pauta girou em torno de dicas de gestão e de oportunidades de negócios para ajudar o empreendedor contábil a alavancar os seus negócios. 

Participaram desta edição o CEO da ConferIR, Maurício Tadeu de Luca; o fundador e diretor comercial da Camillo Corretora de Seguros, Alexandre Camillo; o gerente regional da Icatu Seguros, Coriolano Oliveira; a empresária contábil e CEO da G-Click, Cristiane Andrade; e advogada trabalhista Silvana Alves. Confira:

Não se vacinar pode ser motivo de demissão?

Em meio ao planejamento das empresas para a retomada após o avanço da vacinação no Brasil, surge a dúvida se a negativa do colaborador em ser imunizado por gerar demissão por justa causa. De acordo com a advogada trabalhista Silvana Alves, sim, conforme movimento do próprio Supremo Tribunal Federal e demais tribunais que vêm tratando do tema em todo o território nacional.

Segundo a especialista em Direito do Trabalho, a partir do momento que uma empresa é obrigada a cumprir com normas de segurança e de proteção para a adequação à atual condição da pandemia, seja em relação ao uso de máscaras, disponibilização de álcool gel ou distanciamento, e disponibiliza todas as orientações, pode exigir, de forma compulsória, a vacinação. A negativa pode acarretar ao empregado celetista a demissão por justa causa. “Nesse cenário, os interesses coletivos prevalecem em relação aos interesses individuais. Cada um é agente propagador do vírus e isso pode ocasionar problemas para a empresa”.

Metodologia OKR 

Utilizada pelas empresas mais inovadoras do mundo, a OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão baseada na definição de objetivos e medição do seu progresso a partir dos resultados atingidos. Segundo a empresária contábil e CEO da G-Click, Cristiane Andrade, o método pode ser aplicado em qualquer empresa, independentemente do seu porte. “Pequena, média, ou grande, a OKR auxilia a organização a traçar seus objetivos e tornar fácil a sua concretização e a gestão mais eficiente”, disse ela, ao destacar que, sem indicadores, muitas empresas de contabilidade têm dificuldades de fazer as coisas acontecerem. “Quando não se tem indicador não é possível mensurar. Para realizar é preciso medir”, acrescentou.

Para mensurar, contudo, Cristiane destacou o papel fundamental da utilização de uma plataforma. “É importante ter uma ferramenta que faça com que você consiga medir esses indicadores”, disse a empresária, ao ressaltar que para que tudo dê certo esse sistema deve estar baseado na integração de dados e informações. “É preciso ter uma estrutura para estimular o uso da OKR e mostrar para a sua equipe também o porquê da implantação desses indicadores, além de como eles podem ajudar no alcance dessas metas”, explicou a empresária.

Planejamento Tributário no IRPF e Sucessão

Ao citar o projeto de alteração do imposto de renda que cria limite de renda anual para o desconto de 20% de quem optar pela declaração de IR simplificada, de R$ 40 mil por ano ou R$ 3.300 por mês, o CEO da ConferIR, Maurício Tadeu de Luca, deu dicas de serviços relacionados ao planejamento do IRPF que podem ser oferecidos pelo contador aos seus clientes. Segundo ele, com a caminhada para o fim de 2021 é fundamental já pensar na declaração de 2022 e as possibilidades de dedução, como a aquisição de um plano PGBL, que permite alocação de 12% da renda bruta anual tributável. “Essa aplicação é possível e deve dar um bom retorno sobre o seu rendimento, quase 30%, um valor muito considerável e que nenhuma aplicação paga”, disse ele, ao destacar que, com esse planejamento, o contador atua de forma consultiva e que a plataforma da ConferIR auxilia o empresário contábil a dar esse suporte.

A ConferIR, a Camillo Seguros e a Icatu Seguros firmaram uma parceria visando facilitar essa orientação dos contadores aos seus clientes. “Vamos agregar à plataforma ConferIR oferta de um planejamento financeiro, para redução tributária e com ganhos em cima de uma previdência e redução do imposto a pagar”, ressaltou o fundador e diretor comercial da Camillo Corretora de Seguros, Alexandre Camillo.

A parceria também contempla produtos orientados para o planejamento sucessório para todos os perfis de cliente, considerando redução de impostos, proteção de bens e para evitar o inventário, em caso de morte. “São produtos que não passam por inventário e permite a transformação da reserva de previdência em um instrumento de liquidez rápida e de transferência de riqueza para a próxima geração, conforme determinado pelo titular”, afirmou o gerente regional da Icatu Seguros, Coriolano Oliveira, ao informar ainda sobre o benefício de não haver tributação de ITCMD, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos.

Saiba mais sobre esses assuntos e dicas! Acesse a íntegra desta edição do CONTNEWS em: https://youtu.be/9cAKxOwDPq8

🔒 Apoiadores @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis

😉 WHATSAPP NEWS
👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

🤩 TELEGRAM
👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

🤩 FACEBOOK GRUPOS
👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

🧞‍♂️ SOCIAL MÍDIA
👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
👊FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
👊TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!