fbpx
quinta-feira, junho 30, 2022

Erros na contabilidade geram ‘bola de neve’ de problemas fiscais

Novas tecnologias e automações são alternativas buscadas pelos profissionais para eliminar os riscos da área contábil

O Grupo Solutta e o Portal ContNews firmam uma parceria com o intuito de desenvolverem um trabalho de absoluta relevância em termos contábeis, proporcionando ao público o melhor dos mundos em informação, consultoria e terceirização aliadas à tecnologia.

A atenção disposta pelo profissional de contabilidade, no exercício de sua função, precisa ser de 100% a todo instante, uma vez que estamos falando de números que refletem o panorama empresarial de uma organização – seja ela de porte pequeno, médio ou grande – ao final de um específico intervalo de tempo.

Todavia, inúmeras responsabilidades com impostos exigem organização extrema e, mesmo que essa organização seja posta em prática, é possível que o olhar humano deixe que detalhes passem despercebidos. É seguro afirmar que lidar com esse formato inteiramente físico torna-se delicado em longo prazo.

Tempo investido

Outra etapa não menos importante do que a anterior é o tempo investido em obrigações tributárias. E acredite, estamos falando de um desperdício gigantesco nesse cenário em termos de Brasil.

O relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021, que apresenta uma análise comparativa do ambiente de negócios das pequenas e médias empresas em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, divulgou um dado alarmante: as organizações gastam um tempo que vai de 1.483 a 1.501 horas por ano com obrigações tributárias.

Essa estatística coloca o Brasil no topo da lista de países com o maior acúmulo de horas entre a preparação de um documento fiscal/tributário e seu posterior pagamento.

O leque de obrigações e grandes desafios que o setor impõe é vasto, por isso vale citar alguns deles que são de fundamental importância para que uma empresa otimize sua rotina:

▪ Organização de documentos – especialmente se a estrutura for física;
▪ Atualização do profissional em termos de legislação;
▪ Conteúdo das obrigações acessórias;
▪ Emissão de notas fiscais;
▪ Pagamentos de impostos em conformidade com os prazos;
▪ Auxílio de softwares que otimizem tempo e deem o respaldo e a segurança para a transmissão de informações.

Importante ressaltar que existem fatores que fogem da alçada dos profissionais responsáveis por toda essa regularização, como por exemplo as altas cargas tributárias e os requisitos fiscais complicados que variam de região para região – e que se enquadram nas particularidades municipais e federais do fisco –, mas que sem a informação adequada e o apoio de soluções eficientes para essa resolução acaba por se tornar uma verdadeira ‘bola de neve’ tributária.

A parceria do Grupo Solutta com o Portal ContNews ataca justamente os maiores gargalos dessa situação: tecnologia e conhecimento.

Em uma ponta, o conhecimento é disseminado diretamente por um dos canais de maior relevância da área, sendo de fundamental prestígio para a veiculação de novidades do setor e constantemente usado como referência para debates acerca dos mais variados temas ligados ao universo contábil.

Na outra extremidade temos um conjunto de soluções tecnológicas para gestão de processos e profissionais especializados para garantir a correta operação de apuração e planejamento estratégico das áreas fiscal, tributária, financeira, departamento pessoal e legal.

Se falarmos em nichos fiscais e tributários, conversamos diretamente com ferramentas de sistema em nuvem para consulta e download de Notas Fiscais, com resgate de XML, auditoria de obrigações e transmissão de SPED, garantindo ganhos em competitividade e evitando perdas financeiras. A Auditto, uma das empresas do Grupo Solutta, é quem detém esse portfólio.

Práticas contábeis atualizadas e aderentes à velocidade das transformações (e demandas) do mercado é o valor que essa parceria busca entregar. Claro, sem deixar de ouvir e entender o agente pelo qual toda essa estratégia foi pensada: o profissional. Assim, toda a expertise atingirá o objetivo final, que é o de eliminar os riscos da área contábil.

Sobre o Grupo Solutta

Presente no mercado há 13 anos, o Grupo Solutta trabalha sob o mantra da disseminação do conhecimento e na oferta de soluções para gestores e empreendedores que estejam dispostos a transformar ideias em negócios rentáveis.

São empregadas as automatizações mais modernas que contam com respaldo na segurança das operações e confiança estreita entre as partes – a relação Solutta e Cliente –, construindo uma base sólida de atuação que fica bastante evidenciada nos dados abaixo:

▪ Presença em 26 estados do país;
▪ + 16 mil CNPJs atendidos no Brasil;
▪ + 5 milhões de notas escrituradas por ano;
▪ + R$ 480 milhões em transações comerciais processadas por ano;
▪ + R$ 400 trilhões em documentos auditados.

Com integração de atividades e otimização de processos, a finalidade fica clara: garantir qualidade nas informações, reduzir custos e gerar lucratividade no negócio.

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Portal ContNews.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!