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terça-feira, agosto 16, 2022

Tríade do sucesso: medir, conhecer e gerenciar

“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Já no início do século 20, o estatístico norte-americano William Edwards Deming, enfatizava a importância do controle de desempenho e a necessidade da adoção métrica de mensuração para o desenvolvimento de um negócio. No universo contábil, em meio a tanta burocracia, complexidades fiscais e tributárias, as empresas acabam por deixar esse trabalho de lado, contudo, os que remam contra essa maré certamente vêm obtendo melhores resultados e conquistando sua saúde financeira e lucratividade.

Muitos empresários contábeis, imersos nas questões técnicas e operacionais de suas organizações, acabam por procrastinar ou deixar para segundo plano a gestão do seu próprio negócio, incluindo a aplicação de métricas e compilação de dados essenciais para o conhecimento aprofundado da sua empresa. O primeiro passo para isso é conhecer os seus próprios números, o seu faturamento, os custos fixos e variáveis, entre outros dados que permitem ao empreendedor planejar, investir e tomar decisões com segurança e assertividade.

Um dos principais pontos a serem observados é o ponto de equilíbrio, aquele que indica o volume mínimo de faturamento para que a empresa não tenha prejuízo. Trata-se, portanto, de um poderoso instrumento de gestão, que indica quando o lucro e o prejuízo estão no marco zero, para a partir daí, gerar lucro. Ou seja, esse ponto de equilíbrio é fundamental para que o empresário saiba se o seu negócio é sustentável, pode ser utilizado como ponto de partida para decisões e direcionamentos de metas e ações, seja para aumento de vendas ou para ampliação ou redução da capacidade produtiva.

Existem diversas métricas que auxiliam os empreendedores nas tomadas decisões, como Custo de Aquisição por Cliente, que aponta o resultado do dos investimentos em Marketing e Vendas dividido pelo número de clientes conquistados; Lifetime Value, que nada mais é que o valor do ciclo de vida do cliente; o ROI – Return over Investment, o retorno sobre investimentos; Churn, que mostra o percentual de cancelamento de clientes; Rendimento por colaborador; Índice de produtividade, Turn Over de funcionários; Net Promoter Score, que mede a satisfação dos clientes; Ticket médio, que possibilita o conhecimento do quanto a empresa fatura por cliente;  e muitas outras. A dica é optar por métricas alinhadas às metas e estratégias empresariais e que possibilitem a conquista desses objetivos.

Ao conhecer seus números, o empresário, ao longo do tempo, vai adquirindo a habilidade de precificar seus produtos e serviços. Uma ação de grande valia, que parece simples, porém envolve muito mais que colocar um valor, é avaliar custos e despesas do negócio, inclusive as intangíveis, e fatores como equipe, horas trabalhadas, estrutura, qualidade, tributação e muito mais. 

Por fim, cabe destacar que, na busca pelo aumento do faturamento da empresa, nem sempre a melhor opção é o aumento da carteira de clientes. Uma boa alternativa é olhar para aqueles que já possuem vínculo com a empresa, criar e oferecer a eles produtos diferenciados e personalizados. Mesmo com um número mais enxuto é viável aumentar o seu lucro e ainda garantir o fortalecimento da sua marca junto ao mercado.

Equipe Contabilidade na TV

O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 25 de maio e que debateu o tema: “Top Métricas de Sucesso para Negócios Contábeis”.

Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/yGR5Nvr33eE

Ficha técnica do programa:

Mediação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV, e Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

Participações:

Aline Portela – professora e consultora
Jô Nascimento – empresária tributarista e idealizadora do Blog Siga o Fisco 
Lucia Young – contadora e tributarista
Natália Santos – empresária contábil e professora em DP
Mônica Porto – professora e empresária contábil

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